Porque é que a bolsa da China está fechada?
Os receios em torno do abrandamento da segunda maior economia do mundo têm sido uma constante desde meados de Julho. São sobretudo estas preocupações que justificam quedas expressivas não só na China, como também nas principais praças mundiais, ao longo das últimas semanas.
PUB
Mas, nas próximas duas sessões, o mercado accionista de Xangai estará encerrado e só reabre na segunda-feira da próxima semana, 7 de Setembro. Porquê? Porque será assinalado o 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, comemoração que levou o governo a decretar feriado nacional e a agendar uma parada militar na Praça de Tiananmen.
Estas celebrações do 70.º aniversário da "Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa" justificam também o encerramento do mercado de Hong Kong apenas esta quinta-feira.
PUB
Antes do "fim-de-semana prolongado", as acções chinesas voltaram a desvalorizar esta quarta-feira. O índice de Xangai caiu pela terceira sessão consecutiva. Chegou a estar a desvalorizar 4,66%, mas terminou a negociação com uma queda ligeira de 0,20%. Desde o valor mais elevado que atingiu este ano, a 12 de Junho, a bolsa da China já caiu quase 40%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda