Presidente da Euronext prevê consolidação das bolsas europeias no futuro
O presidente executivo do grupo que gere a bolsa de Lisboa prevê uma maior consolidação dos mercados bolsistas europeus.
"A nossa estratégia está agora focada no crescimento orgânico, mas eu não quero especular sobre a futura composição desta empresa. Mas se me perguntar se a consolidação está a chegar à Europa, então eu digo que sim", disse Dominique Cerutti em entrevista ao jornal holandês Het Financieele Dagblad.
PUB
O presidente da Euronext considera que a consolidação das bolsas europeias vai trazer vantagens para os investidores. "A escala dá uma vantagem competitiva. Uma Europa integrada beneficia de um grande mercado onde o comércio está concentrado", aponta.
PUB
Esta consolidação vai ser melhor para os investidores, em comparação com os Estados Unidos, por este ser um mercado muito fragmentado.
A Euronext gere também as bolsas da Bélgica, França e Reino Unido, além da portuguesa. Foi criada no ano 2000, e as suas bolsas formam o maior mercado de capitais na Zona Euro.
PUB
A empresa foi alvo de uma oferta pública de venda pela International Exchange em Junho. Mais de 60% do seu capital foi alienado nos mercados, numa operação avaliada em 850 milhões de euros.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda