Resultados trimestrais e subida do petróleo animam bolsas americanas
A sessão de hoje em Wall Street foi volátil, com os investidores a darem mais peso aos bons resultados trimestrais e à valorização do petróleo e dos metais industriais, mas sem quererem tomar posições fortes.
PUB
O Dow Jones acabou por entrar no vermelho mesmo no final da sessão, mas fechando a ceder muito marginalmente, com um recuo de 0,16% para 24.748,07 pontos.
Já o Standard & Poor’s 500 somou 0,08% para se fixar nos 2.708,64 pontos. Por seu turno, o Nasdaq Composite valorizou 0,19% para 7.295,24 pontos.
PUB
Os investidores têm estado a aplaudir as contas das cotadas norte-americanas, que estão a revelar-se, de uma forma geral, robustas.
PUB
Os analistas inquiridos pela Reuters apontam para que os lucros das empresas que integram o S&P500 tenham aumentado 18,6% no período entre Janeiro e Março, o que representa a maior subida em sete anos.
Além disso, o petróleo negociou hoje em máximos de Dezembro de 2014, a somar perto de 3% com o anúncio de uma queda dos inventários norte-americanos de crude na semana passada, o que sustentou as empresas do sector e deu mais gás a Wall Street.
PUB
Ainda nas matérias-primas, as cotadas do sector mineiro, especialmente as que operam com alumínio continuaram a ser impulsionadas pelas sanções dos EUA a empresas e oligarcas russos – o que atingiu fortemente a russa Rusal, uma das maiores produtoras daquele metal industrial.
PUB
Também o níquel disparou e ajudou as cotadas deste segmento, devido aos receios de que o metal não-ferroso seja apanhado no fogo cruzado de novas sanções à Rússia – o que atingiria a Norilsk Nickel, a segunda maior produtora mundial.
Do lado contrário estiveram as tecnológicas, que deram nova dor de cabeça aos investidores, com a IBM a ceder 7,53% para 148,79 dólares depois de anunciar uma margem de lucro aquém das expectativas dos analistas.
PUB
Também o sector financeiro pesou na negociação bolsista, o que acabou por retirar energia ao Morgan Stanley, que tinha aberto animado depois de o banco ter reportado uma subida de 40% nos lucros do primeiro trimestre. Acabou no entanto por fechar com um ganho muito ligeiro de 0,038% para 53,26 dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUAMais lidas
O Negócios recomenda