"Sprint" final dá fecho no verde a Lisboa. Teixeira Duarte dispara 11%
A bolsa de Lisboa conseguiu encerrar com uma ligeira subida esta terça-feira graças aos ganhos registados nos instantes finais de negociação. O PSI terminou o dia a valorizar 0,02%, para os 8.228,32 pontos, com sete cotadas no verde e nove no vermelho.
A estrela do dia, tal como na véspera, foi a Teixeira Duarte. A construtora, que é o mais recente membro do principal índice em Lisboa, saltou 11,33%, até aos 0,688 euros, máximo desde maio de 2015. Em apenas dois dias, as ações da Teixeira Duarte dispararam 20,7%, adicionando quase 50 milhões de euros ao valor em bolsa da empresa.
PUB
A segunda maior subida do dia pertenceu à Ibersol, com um ganho de 1% até aos 10,1 euros.
Mas mais decisivo para o final no verde do PSI foram as subidas dos pesos pesados BCP, EDP e EDP Renováveis. O banco liderado por Miguel Maya ganhou 0,9%, para 0,76 euros, enquanto no grupo EDP a casa-mãe avançou 0,25%, até aos 4,326 euros, e o "braço verde" da elétrica subiu 0,47%, fechando a valer 12,91 euros.
A travar os ganhos do índice estiveram, sobretudo, a Galp e a Jerónimo Martins. A petrolífera cedeu 0,84%, para os 16 euros, e a dona do Pingo Doce caiu 0,58%, até aos 20,66 euros, num dia em que foi noticiado que adquiriu o Grupo Luís Vicente.
PUB
A maior queda do dia, contudo, pertenceu à Corticeira Amorim, que recuou 0,98%, para os 7,09 euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado e bolsa Ações Lisboa Teixeira Duarte Energias de Portugal Luís VicenteMais lidas
O Negócios recomenda