"Tempestade perfeita" leva Wall Street ao vermelho. IBM afunda 13%
Os principais índices norte-americanos fecharam a primeira sessão da semana com fortes perdas, à medida que cresce a ansiedade dos investidores em relação à inteligência artificial, fator que, aliado à incerteza sobre as tarifas, acabou por “sufocar” o apetite dos investidores pelo risco.
O “benchmark” S&P 500 perdeu 1,04%, para os 6.837,75 pontos. Já o Nasdaq Composite recuou 1,13%, para os 22.627,27 pontos. O Dow Jones, por sua vez, desvalorizou 1,66% para os 48.804,06 pontos.
PUB
Ações de empresas de tecnologia, entregas e pagamentos foram afetadas depois de a Citrini Research ter apresentado um relatório sobre os potenciais riscos da inteligência artificial para vários setores num futuro próximo. Nesta linha, a DoorDash e a American Express caíram mais de 6,50%, ao passo que a International Business Machines (IBM) afundou 13% - a sua maior queda desde 2000 -, depois de a Anthropic ter dito que o chatbot Claude pode ajudar a modernizar a linguagem de programação COBOL, o que ajudou a que um cabaz de empresas de software perdesse cerca 5%.
“A liquidação do setor de software é um lembrete do que pode acontecer quando setores impulsionados pelo ímpeto [da IA] entram em reversão”, disse à Bloomberg Steve Sosnick, da Interactive Brokers. “A questão mais importante é saber quantos setores poderão entrar em reversão antes de arrastar o mercado como um todo com eles”, acrescentou o especialista.
Já no plano comercial, os mercados seguem a avaliar o potencial impacto das novas tarifas globais de 15% anunciadas por Donald Trump, depois de o Supremo Tribunal de Justiça norte-americano ter considerado ilegais as taxas alfandegárias “recíprocas” que a Casa Branca decidiu aplicar aos seus parceiros comerciais em abril.
PUB
“A tensão em torno das tarifas provavelmente será um tema perturbador para os mercados durante o resto do ano, embora com menos volatilidade do que o choque inicial em abril passado”, referiu à agência de notícias financeiras Michael Landsberg, da Landsberg Bennett Private Wealth Management.
Os mercados aguardam agora pelo discurso do Estado da União de Trump na terça-feira - madrugada de quarta-feira em Portugal - e os resultados da Nvidia na quarta-feira, além de importantes dados económicos que serão divulgados ao longo da semana.
Entre os movimentos do mercado, a Gilead Sciences cedeu 1,04%, após ter chegado a um acordo para adquirir a empresa de biotecnologia norte-americana Arcellx – que disparou mais de 77% - num negócio avaliado em cerca de 7,8 mil milhões de dólares. Já a PayPal, empresa pioneira em pagamentos digitais, subiu mais de 5%, depois de se saber que estará a atrair atenções de potenciais compradores após um período prolongado de quedas em bolsa, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto citadas pela Bloomberg.
PUB
Entre as "big tech”, a Nvidia subiu 0,91%, a Apple ganhou 0,60%, a Alphabet desvalorizou 1,02% e a Amazon caiu 2,30%, a Meta perdeu 2,81% e a Microsoft tombou 3,21%.
Saber mais sobre...
Saber mais Empresa Mais Mercado mercado Mercado e bolsa IBM Nvidia Donald Trump Michael Landsberg Casa BrancaMais lidas
O Negócios recomenda