Tesla tenta captar dois mil milhões de dólares

A Tesla vai reforçar o seu capital e a sua estrutura financeira, através da emissão de dívida e de novas ações. No total, a fabricante de automóveis elétricos liderada por Elon Musk tenta captar dois mil milhões de dólares.
EPA / Reuters
Sara Antunes 02 de Maio de 2019 às 14:41

A Tesla vai avançar com duas operações para fortalecer a sua estrutura. Vai emitir 1,35 mil milhões de dólares através de venda de obrigações e emitir ações no valor de 650 milhões de dólares. 

PUB

Esta decisão surge cerca de uma semana depois de a Tesla ter revelado um prejuízo de 700 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano.

 

PUB

"Vemos isto como claramente positivo para a Tesla", afirmou o analista Dan Ives da Wedbush Securities, citado pela Bloomberg. "Este é um passo inteligente de Musk e da Tesla", salientou o mesmo analista. "As preocupações crescentes sobre o capital [da Tesla] eram uma nuvem negra sobre a ação", acrescentou.

As ações da Tesla já perdem cerca de 30% desde o arranque do ano, a refletir precisamente os resultados e as necessidades de capital aparentes.

PUB
Tesla tenta captar dois mil milhões de dólares

Elon Musk já tinha admitido para este cenário, aquando da apresentação dos resultados do primeiro trimestre. Na altura, o CEO da Tesla afirmou haver "motivos para aumentar o capital" e que "provavelmente, esta é a altura certa."

PUB

 

Após os resultados e as declarações de Musk, os analistas estimaram que a Tesla tentasse captar entre 1.000 e 3.000 milhões de dólares.

 

PUB

A empresa admite aumentar em 15% a oferta dos programas, o que, de acordo com a Reuters, poderá elevar o montante angariado para 2,3 mil milhões de dólares. Elon Musk vai participar na operação, comprando até 10 milhões de dólares das ações emitidas, segundo a Bloomberg.

 

A última vez que a Tesla emitiu ações foi em 2017, altura em que vendeu cada título a 262 dólares. Atualmente as ações estão nos 244,60 dólares. Já a "yield" das obrigações que negoceiam em bolsa encontram-se em torno de 8,4%, um valor bastante superior ao cupão de 5,3% definido na emissão, segundo a Reuters.

PUB

As ações da Tesla estão a ter uma reação positiva, subindo 4,52% para 244,60 dólares.

(Notícia atualizada às 14:50 com mais informação)

Saber mais sobre...
Saber mais Tesla Elon Musk
Pub
Pub
Pub