Wall Street fecha em alta mas diminui entusiasmo
Os principais índices bolsistas do outro lado do Atlântico abriram hoje a recuperar das perdas recentes, a duas horas e meia da investidura de Trump como 45º presidente dos EUA, tendo reforçado esses ganhos nas primeiras horas de negociação.
PUB
No entanto, o seu discurso combativo e populista, sublinha a Bloomberg, acabou por retirar gás a Wall Street, com os investidores a preferirem activos considerados de refúgio, como o ouro. Trump disse que colocará os interesses dos americanos no topo da sua agenda de prioridades, sem que se percebam as implicações concretas que isso terá para o comércio mundial e para as alianças internacionais.
PUB
O índice industrial Dow Jones encerrou a subir 0,48% para 19.827,25 pontos, depois de ontem ter marcado a sua primeira série de cinco quedas seguidas desde as eleições presidenciais de 8 de Novembro.
PUB
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,28% para se fixar nos 5.555,33 pontos.
Já o Standard & Poor’s 500 valorizou 0,30% para 2.270,48 pontos. No entanto, no acumulado das quatro sessões da semana [na segunda-feira não houve negociação nos mercados norte-americanos, devido à comemoração do feriado do Dia de Martin Luther King], o S&P 500 marcou números vermelhos, ao recuar 0,20%.
PUB
Tal como na quinta-feira, a banca foi hoje um dos sectores mais penalizados. A contribuir esteve o facto de Steven Mnuchin, nomeado por Trump para o Tesouro, não ter defendido uma regulação dura durante a sua audiência de confirmação no Senado.
PUB
Em Novembro passado, e grande parte de Dezembro, os índices de Wall Street subiram fortemente, animados pelas expectativas de que as políticas de Trump fomentem o crescimento económico.
Nos últimos dois meses de 2016, os investidores colocaram 84 mil milhões de dólares em fundos de acções norte-americanas, mas agora têm estado a usar de prudência à espera de perceber como será de facto a Administração Trump.
PUB
Com efeito, os fundos de acções norte-americanas perderam o equivalente a 2,5 mil milhões de dólares no período entre 11 e 18 de Janeiro – sendo esta a quarta semana de saída de dinheiro, nas últimas cinco, segundo uma nota de "research" do Bank of America Merril Lynch citada pela Bloomberg.
Saber mais sobre...
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUAMais lidas
O Negócios recomenda