Wall Street abre último dia da semana sem gás
As bolsas americanas começaram a última sessão da semana sem grande ânimo, apesar dos bons dados económicos. Apresentam uma tendência mista, tal como já tinha acontecido no fecho do dia na quinta-feira.
O índice S&P 500 cede 0,1% para 2.062,43 pontos enquanto o Dow Jones cai 0,18% para 17.689,27 pontos. Já o tecnológico Nasdaq segue em alta muito ligeira, com um avanço de 0,5%.
PUB
Na Europa, o dia também está a ser misto. O índice Stoxx Europe 600 segue inalterado, com praças como Madrid e Paris a ganhar terreno e outras, como Lisboa e Atenas, a recuar. O gabinete de estatísticas europeu, o Eurostat, divulgou que a Zona Euro cresceu 0,5% nos primeiros três meses do ano, menos do que o que se esperava na primeira estimativa.
Do outro lado Atlântico, as praças dos Estados Unidos seguem com uma tendência ligeiramente positiva com o aumento das vendas a retalho a trazer algum ânimo aos investidores, contrariando a ideia de que o consumo está em queda. O consumo tem um elevado peso no comportamento da maior economia do mundo. É com base nestes dados que a Reserva Federal norte-americana vai definindo a política monetária para a maior economia do mundo.
PUB
As vendas a retalho nos Estados Unidos aumentaram em Abril ao ritmo mais elevado desde Março de 2015. Em Abril do ano passado, o indicador disparou 1,3% depois da queda de 0,3% em Março. Os números divulgados pelo Departamento do Comércio ficaram acima do ganho de 0,8% previsto pelos economistas.
Em termos empresariais, a rede de retalho Macy está a cair 0,93% para 30,92 dólares por acção, depois de cortar as estimativas de crescimento de vendas para o presente ano.
Mas, tal como nos índices, os comportamentos das cotadas são mistos. A tecnológica Intel ganha 1,04% para 30,07 dólares enquanto a Alcoa cede 0,85% para 9,36 dólares.
PUB
(Notícia actualizada com mais informação às 14.52)
Mais lidas
O Negócios recomenda