Dow Jones e S&P em alta com garantias da Fed. Nasdaq prossegue em queda
As bolsas do outro lado do Atlântico fecharam a sessão desta quarta-feira a revelar uma tendência mista, com o índice industrial Dow Jones e o S&P 500 a fecharem positivos – sustentados pela Fed – e uma vez mais o Nasdaq a encerrar em baixa.
PUB
O Dow Jones terminou o dia a subir 0,28% para se estabelecer nos 18.041,55 pontos, e o Standard & Poor’s 500 somou 0,20% para 2.095,21 pontos.
PUB
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite não conseguiu, uma vez mais, acompanhar os ganhos dos seus pares.
PUB
Na semana passada, o índice esteve a ser penalizado pelo facto de as principais empresas do sector estarem a divulgar contas trimestrais aquém do esperado.
PUB
Esta semana, a tendência mantém-se, depois de ontem a Apple e o Twitter terem reportado resultados que também decepcionaram. E nem os bons números do eBay ajudaram a inverter a tendência.
PUB
A Apple esteve hoje em forte queda, tendo chegado a afundar 8,31%, e fechou a perder 6,26% para 97,82 dólares.
PUB
As quedas registadas pelo título após a apresentação de resultados, nos últimos cinco trimestres, levaram a fabricante do iPhone a tornar-se na empresa com pior desempenho no Dow Jones (onde está também cotada) desde que integrou o índice há um ano. E isso tem um nome: a Apple tornou-se o "maior cão" do Dow Jones, com uma penalização de 42 mil milhões de dólares no valor das suas acções. Com efeito, a tecnológica liderada por Tim Cook perde 23% desde que foi adicionada ao Dow, superando assim o recuo de 19% da American Express desde 18 de Março do ano passado.
O Twitter também esteve esta quarta-feira a negociar no vermelho, tendo chegado a mergulhar 16,56% durante a sessão. Fechou a ceder 16,28% para 14,86 dólares.
PUB
Além disso, a agência de rating S&P cortou o "outlook" da IBM, de ‘neutral’ para ‘negativo’, o que também está a pressionar a tendência.
PUB
Do lado dos ganhos, os títulos da energia tiveram hoje uma boa performance, animados pela subida dos preços do petróleo – o que ajudou à valorização do Dow Jones e do S&P 500.
Por outro lado, o facto de a Reserva Federal ter sinalizado novamente que a subida da taxa de juro de referência será gradual, num contexto de crescimento lento mas estável da economia, deixou os investidores mais tranquilos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUAQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda