Ao minutoAtualizado há 1 min09h32

Fenprof fala em alteração "agressiva". Ventura diz que Governo foi "casmurro" com a greve geral

Acompanhe os desenvolvimentos da greve geral nesta quinta-feira.
1/5
Foto: Rui Minderico / Medialivre Greve geral: trabalhadores exigem valorização e protestam contra reforma laboral Foto: Rui Minderico Início da greve geral na Autoeuropa Foto: Rui Minderico Início da greve geral na Autoeuropa Foto: Rui Minderico Secretários-gerais da CGTP e UGT no início da greve geral na Autoeuropa Foto: Rui Minderico Início da greve geral na Autoeuropa
Negócios 09:10
Últimos eventos
há 4 min.09h28

CGTP desafia Governo a tirar ilações

Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP, fala numa "resposta firme dos trabalhadores", num balanço da greve geral desta quinta-feira.

"Estamos perante uma grande greve geral, uma resposta firme dos trabalhadores, seja do setor público ou do privado. Estamos numa fase inicial, os dados estão a ser compilados, mas há uma grande adesão. Temos uma resposta dos trabalhadores ao ataque que está a acontecer ao trabalho", referiu, em declarações à CNN Portugal, instando o Governo de Luís Montenegro a tirar ilações.

há 19 min.09h13

Fenprof fala em proposta de legislação laboral "muito agressiva"

José Feliciano Costa, um dos dois secretários-gerais da Fenprof, diz que os professores juntaram-se à greve geral pois a proposta de legislação laboral que está em cima da mesa "é muito agressiva, são alterações que representam décadas de retrocesso nos direitos dos trabalhadores".

"Pode ser que a partir de hoje [o Luís Montenegro] tenha a noção da resposta que os trabalhadores estão a dar e depois se sente à mesa [das negociações]. Esta greve foi marcada porque houve tentativa de negociar e não houve capacidade do Governo [de dar resposta]", adiantou ainda o secretário-geral da Fenprof, em declarações à rádio Observador.

Na mesma declaração, o porta-voz dos professores lembra que "em democracia a greve é um direito dos trabalhadores e quando o fazem não é de forma leviana".

há 23 min.09h09

André Ventura diz que greve geral não foi evitada porque Governo "foi casmurro"

O líder do Chega e candidato presidencial André Ventura diz que a greve geral não foi evitada porque o “Governo foi casmurro, teimoso e quis desrespeitar quem trabalha”.  

Em entrevista ao , Ventura considera que o Governo de Luís Montenegro “optou por uma espécie de linha liberal, que dá ideia a quem trabalha, de que pode ser despedido a qualquer altura, que vai perder direitos e que só interessa quem manda e não quem trabalha, e isso é errado”. 

Há razões para um descontentamento generalizado, e [os trabalhadores] têm razão”, sublinha, considerando que tem esperança de que “o Governo arrepie caminho e retire uma série de leis absurdas que aqui estão”. 

há 27 min.09h05

Pelo menos 60 voos cancelados no Aeroporto de Lisboa

Armando Franca / AP

No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 08:30 horas desta quinta-feira, já eram mais de 60 os voos cancelados, segundo o que era apresentado nos painéis de informação do aeroporto. A TAP conseguiu antecipar os efeitos da greve e cancelou, logo ao início da semana, alguns dos voos desta quinta-feira. 

há 41 min.08h51

Sindicato dos bancários rejeita serviços mínimos no BCP

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) revelou, em comunicado enviado às redações nesta quinta-feira de manhã, que o BCP "decidiu comunicar ao SNQTB que pretendia realizar serviços mínimos, em diversos setores do banco"

O sindicato bancário considera que "não se justifica, nem existe fundamento, para aceitar a proposta de serviços mínimos do BCP".

"Em reunião, requerida pelo banco e realizada [a 10 de dezembro] na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o SNQTB explicitou o seu entendimento, não aceitando assim a proposta de serviços mínimos formulada pelo BCP, tendo a reunião sido concluída sem qualquer acordo das partes intervenientes"

O sindicato diz que "estará atento ao livre exercício do direito de greve por parte dos trabalhadores do BCP e de todos os bancários".

07h42

UGT: "O Governo vai ter um sinal de que alguma coisa está a fazer mal"

Mário Mourão, secretário-geral da UGT, sublinhou nesta quinta-feira de manhã, em entrevista à RTP, que "o Governo vai ter um sinal de que alguma coisa está a fazer mal" com a forte adesão esperada à greve geral.

"Acho que o Governo tem que ser sensível aos sinais que a greve geral pode dar ao país. A adesão à greve vai andar entre os 55% e os 80%, depende do setor", avançou o responsável da UGT. "A greve é um instrumento importante quando as negociações não têm resultado".

"Se houver vontade de dialogar e negociar, estamos disponíveis, mas não estamos disponíveis para fazer tempo até que a proposta vá para a Assembleia da República sem alterações", considerou ainda Mário Mourão.

O líder da UGT diz que "houve intransigência" por parte do Governo no processo negocial das alterações à lei laboral. "Começamos a negociar e uma das condições era que nem o Governo nem a UGT colocaria linhas vermelhas. Para além dessa vontade de não estar na mesa negocial, o Governo começou a falar em linhas mestras e isso condiciona a negociação", considera.

07h24

Vários serviços com adesão de 100% à greve, avança CGTP

Segundo a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), às 05:30 horas, vários serviços apresentavam uma adesão de 100% à greve geral marcada para esta quinta-feira.

São exemplos algumas unidades da Autoeuropa, com a , a recolha de lixo da Câmara Municipal do Seixal, os Transportes Coletivos do Barreiro, os serviços de imagiologia do Hospital de Loures e de raio-X do Hospital de Elvas, posto de abastecimento da Moeve na Maia, as oficinas da Musgueira da Carris, entre oturos.

No metropolitano de Lisboa a adesão à greve também era de 100% para os funcionários representados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal.

07h10

Comboios, escolas e serviços públicos. Greve geral deixa vários setores em serviços mínimos

Esta quinta-feira será marcada pela greve geral em Portugal.

Recorde .

Saiba ainda .

Respondemos também à questão do dia – ? .

Temos ainda disponível um .

Saber mais sobre...
Saber mais Greve
Pub
Pub
Pub