Yahoo abandona ideia de separar participação que detém na Alibaba

A tecnológica norte-americana decidiu que afinal já não vai cindir a sua posição de 15% na empresa de comércio electrónico chinesa Alibaba, devido às pressões dos investidores receosos da factura tributária.
Yahoo abandona ideia de separar participação que detém na Alibaba
Carla Pedro 09 de Dezembro de 2015 às 00:37

No passado dia 18 de Setembro terminou o período de "lockup" sobre as acções da Alibaba. Ou seja, quem foi à oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) da empresa de comércio electrónico, em Setembro do ano passado, ficou "liberto" para vender a sua participação se assim o desejasse.

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Uns dias mais tarde, a 28 de Setembro, a Yahoo confirmou o que já tinha anunciado em Janeiro: que tinha decidido avançar com um "spinoff" da sua participação de 15% (384 milhões de acções) na Alibaba. Há muito que se esperava que a tecnológica liderada por Marissa Mayer dissesse o que faria às suas acções assim que lhes pudesse "mexer".

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No entanto, a decisão deixou os investidores receosos: nesse mesmo dia, a Yahoo perdeu mais de 1,5% em bolsa – isto devido aos receios de que pudesse incorrer no pagamento de uma factura tributária de vários milhares de milhões de dólares, já que a empresa decidiu avançar com a cisão mesmo sem ter ainda o parecer favorável do Internal Revenue Service dos EUA (Fisco norte-americano) no sentido de a transacção estar livre do pagamento de impostos.

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O processo entretanto foi demorando, gerando mesmo alguma especulação sobre os atrasos, e agora a Yahoo decidiu-se pelo abandono da referida cisão, avança a imprensa internacional.

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"A Yahoo desistiu dos planos de cindir a sua posição na Alibaba, no valor de 32 mil milhões de dólares, devido à pressão dos investidores preocupados com uma potencial elevada factura fiscal", sublinha o Financial Times, citando uma fonte próxima do processo.

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O jornal britânico acrescenta que, em vez do "spinoff" da participação que detém na Alibaba, a Yahoo está a pensar vender ou cindir o seu "core business".

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A nova unidade resultante da cisão dessa posição chamar-se-ia Aabaco e reuniria também as actividades da Yahoo Small Business, que fornece domínios na Internet e serviços de concepção de websites a pequenas empresas.

 

A Bloomberg, citando a CNBC, refere igualmente que a tecnológica sedeada em Sunnyvale, Califórnia, estará a ponderar um acordo para as suas unidades de Internet, bem como um "spinoff" da sua posição na Yahoo Japan Corp.

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Recorde-se que a Yahoo vendeu em 2005 as suas operações na China ao Grupo Alibaba.

 

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Na semana passada, o conselho de administração da Yahoo tinha dito que estava a ponderar as opções para o futuro da empresa: se avançava ou não com a cisão dos 15% que detém na Alibaba, devido às implicações tributárias, ou se procurava um possível comprador para as suas operações na Web, como o motor de busca, a publicidade e os conteúdos de media. Esta última opção é a defendida pela accionista Starboard Value LP.

 

Esta decisão de deixar cair o "spinoff" da posição na Alibaba poderá ser um reconhecimento do fracasso de Marissa Mayer, que é CEO da Yahoo desde 2012. Mayer tomou as rédeas da empresa para revitalizar a marca de Internet, outrora dominante, mas tem-se debatido para encontrar a estratégia certa para regressar ao crescimento e tem sofrido muitas pressões por parte dos investidores, lembra a Bloomberg.

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O mercado está a reagir bem a estas notícias, com as acções da Yahoo a dispararem 3,8% na "negociação fora de horas" da bolsa nova-iorquina. No fecho do horário regular da sessão de terça-feira, 8 de Dezembro, a tecnológica fixou-se nos 34,85 dólares – a somar 0,49%.

(notícia actualizada às 00:52)

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