A semana em oito gráficos: Bolsas europeias sobem há duas semanas e petróleo valorizou nas últimas cinco
As bolsas europeias subiram na semana, animadas pelos progressos nas conversações comercais entre Washington e Pequim, por bons indicadores económicos provenientes daqueles dois países e ainda pela perspetiva de um acordo para o Brexit entre a primeira-ministra e o líder trabalhista, Jeremy Corbyn.
Bolsas europeias sobem pela segunda semana

PSI-20 acompanha ganhos do Velho Continente

Mota-Engil foi o título que mais valorizou na praça lisboeta

STMicroelectronics com o melhor desempenho do Stoxx600

Wynn Resorts anima S&P 500

Libra sobe com novo pedido de adiamento do Brexit

Petróleo com mais longa série de ganhos semanais desde 2017

Juros da dívida portuguesa sobem antes da DBRS

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas, subiu 2,41% esta semana, a negociar perto de máximos de agosto do ano passado. A generalidade das praças europeias manteve-se em alta, marcando assim a segunda semana consecutiva de valorizações.
Os investidores aplaudiram os progressos nas negociações comerciais entre Washington e Pequim. Os bons dados do emprego nos EUA – que se juntaram a outros indicadores positivos provenientes da Alemanha (na sexta-feira apresentou bons números para a produção industrial) – e da China, contribuíram para o otimismo nos mercados acionistas.
Do lado do Brexit, mantém-se a expectativa de que Theresa May e Jeremy Corbyn consigam um entendimento comum quanto ao caminho a seguir. Os líderes do Partido Conservador e do Partido Trabalhista têm mantido conversações nesse sentido.
Além disso, na sexta-feira a primeira-ministra britânica pediu novamente ao Conselho Europeu para prolongar o Brexit até dia 30 de junho. O governo de May confia que será possível obter o apoio do parlamento britânico para a saída do Reino Unido no curto prazo, apesar de o acordo já ter sido chumbado por três vezes.
Mais lidas