BCP puxa pela bolsa de Lisboa, Mota-Engil sobe mais de 1%
Nos primeiros minutos da sessão, 11 cotadas negociavam em terreno positivo. EDP é o único peso-pesado a negociar com perdas.
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em alta, acompanhando a tendência das restantes praças europeias. Às 08:15 horas, o PSI avançava 0,28% para os 7.936,44 pontos. Na sessão de quinta-feira, a praça portuguesa terminou a sessão inalterada.
Das 16 cotadas do índice, 11 estavam a negociar em terreno positivo, a Ibersol mantinha-se ainda inalterada e quatro negociavam com perdas.
Do lado positivo, o banco BCP estava a puxar pelo índice com uma subida de 0,84% para os 0,7410 euros por ação, um dia após a retomada de cobertura da empresa liderada por Miguel Maya por parte do Goldman Sachs.
O maior ganho no arranque da sessão pertence, no entanto, à Mota-Engil, que avança 1,38% para os 5,135 euros por ação, no dia em que se sabe que a construtora é uma das chaves para salvar a espanhola Duro Felguera.
Entre os ganhos, destaque ainda para a Semapa (0,77%), Sonae (0,76%) e Corticeira Amorim (0,55%). Os pesos-pesados Jerónimo Martins, Galp e EDP Renováveis estão todos com ganhos abaixo dos 0,20%, mas contribuindo também para o arranque positivo do PSI nesta sexta-feira.
Entre as quedas, a maior pertence à Teixeira Duarte, que recua 0,70% para os 0,564 euros por ação, mas destaque também para a EDP, que está a recuar 0,18% para os 3,988 euros.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.
Mais lidas