Bolsa de Lisboa negoceia à tona. Mota-Engil lidera ganhos e sobe 1%
No global, das 16 cotadas do índice principal, nove estão a negociar com ganhos, cinco com perdas e duas mantêm-se ainda inalteradas (Teixeira Duarte e Ibersol).
- 1
- ...
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quinta-feira em alta, numa manhã de tendência positiva nas principais praças europeias. Às 08:16 horas, o PSI avançava 0,08% para os 8.076,93 pontos. A praça portuguesa tinha terminado a sessão de quarta-feira com uma ligeira subida de 0,10%.
O maior ganho no arranque da sessão é protagonizado pela Mota-Engil, que sobe 1,01% para os 4,802 euros por título. As ações da construtora avançam depois de se saber que já foi assinado o acordo de financiamento para a reabilitação do Corredor do Lobito, uma obra de grandes dimensões e na qual a empresa portuguesa vai estar envolvida.
A construtora estará também a beneficiar da redução de posição a descoberto da Square Circle, que reduziu a percentagem na Mota-Engil de 0,61% para 0,52%, segundo a informação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O maior impulso para a negociação positiva do PSI vem, no entanto, dos pesos-pesados Galp (0,54%), Jerónimo Martins (0,50%) e BCP (0,11%).
A EDP também valoriza uns ligeiros 0,05% para os 3,847 euros por ação, enquanto o braço de energias verdes, a EDP Renováveis, cede 0,51% para os 11,62 euros. As cotadas da energética seguem caminhos diferentes, à medida que os investidores digerem os mais recentes anúncios das empresas, já depois do fecho de mercado na quarta-feira.
Um diz respeito a uma parceria entre a EDP Renováveis e a Engie, que culminou com a venda de um projeto de energia eólica offshore por 200 milhões de euros. Já nesta quinta-feira de manhã antes da abertura do mercado foi anunciado um acordo de venda de energia renovável de 322 MW com a Energa na Polónia.
No global, das 16 cotadas do índice principal, nove estão a negociar com ganhos, cinco com perdas e duas mantêm-se ainda inalteradas (Teixeira Duarte e Ibersol).
Do lado das perdas, a Navigator (- 0,59%) e a Altri (- 0,58%) lideram a tabela vermelha.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta quinta-feira aqui.
Mais lidas