Lisboa encerra em alta ligeira com CTT e construção a limitar ganhos
O PSI conseguiu terminar a sessão no verde, embora com ganhos menos substanciais do que os registados na abertura. Os CTT e as cotadas do setor da construção acabaram por limitar as valorizações do principal índice.
A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta quarta-feira em alta ligeira, num dia em que a Europa se dividiu entre ganhos e perdas, apesar de até ter arrancado a negociação com alguma pujança. Os receios em torno de uma bolha de inteligência artificial, vindos dos EUA, acabaram por pesar sobre as praças da região, deixando-as sem rumo.
Sem tecnológicas nas suas fileiras, o PSI, principal índice nacional, conseguiu permanecer à tona, valorizando 0,10% para 8.070,37 pontos, com seis cotadas no verde e oito no vermelho. Apenas duas empresas permaneceram inalteradas (a Ibersol e a Navigator).
A REN liderou os ganhos entre as 16 cotadas do PSI, ao valorizar 1,38% para 3,30 euros, mas o principal impulso a esta que é a grande montra de Lisboa veio dos pesos-pesados EDP, BCP e Jerónimo Martins. A energética liderada por Miguel Stilwell acelerou 0,87% para 3,845 euros, enquanto o único banco português cotado em bolsa ganhou 0,81% para 0,873 euros e a retalhista subiu 0,75% para 20,10 euros.
Do outro lado da tabela, os CTT encabeçaram as perdas, ao caírem 2,15% para 7,29 euros, enquanto o setor da construção também ajudou a limitar os ganhos do PSI. No dia em que o Governo decidiu relançar o concurso para o segundo troço da alta velocidade em Portugal, depois de a proposta do consórcio da Lusolav liderado pela Mota-Engil ter sido excluído no primeiro procedimento, a construtora liderada por Carlos Mota dos Santos deslizou 1,7% para 4,754 euros. Já a Teixeira Duarte desvalorizou 1,2% para 0,658 euros.
Apesar das quedas consideráveis, estas três empresas não têm peso suficiente para eclipsar os ganhos do outro lado da tabela. Entre os restantes pesos-pesados do PSI, a Galp caiu 0,64% para 14,005 euros, contrariando a recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional - depois de terem caído para mínimos de 2021 na sessão anterior -, enquanto a EDP Renováveis deslizou 0,43% para 11,68 euros.
(Notícia atualizada às 17h15)
Mais lidas