Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa portuguesa cai pela segunda sessão arrastada pela energia

Os títulos da Galp e da EDP estão entre os que mais pressionam o PSI-20, que abriu esta segunda-feira a cair mais de 2%, em linha com as praças europeias. O retalho também penaliza a praça nacional.

Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 12 de Setembro de 2016 às 08:06
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
Os títulos da Galp e da EDP estão entre os que mais pressionam o PSI-20, que abriu esta segunda-feira a cair mais de 1% e agravou as quedas para mais de 2%, entre as que mais perdem na Europa. As telecom e o retalho também penalizam a praça nacional.

O PSI-20 iniciou a sessão - a segunda consecutiva de quedas - a recuar 1,31%, mas cai já 2,04% para 4.601,6 pontos com 17 títulos em queda e um inalterado.

Os papéis da Galp e da EDP caem mais de 2%, tal como a EDP Renováveis. A Galp Energia anunciou na sexta-feira a emissão de 600 milhões de euros em dívida pela Galp Gás Natural Distribuição (GND) para pagar à casa-mãe o empréstimo accionista existente, de 568 milhões de euros. Também na sexta-feira foi tornado público o dividendo intercalar de 24,88 cêntimos a pagar pela energética.  

A tendência estende-se ao BCP, que cai na mesma ordem - 2,14% para 0,0183 euros - , enquanto o BPI tem das quedas mais ligeiras - 0,76% para 1,045 euros.

É do retalho que chega a maior queda do índice (- 2,95% para os 0,691 euros da Sonae), enquanto a Jerónimo Martins cai 1,64% para 14,08 euros. Os CTT recuam 2,72% para 6,4 euros. Navigator e Mota Engil também cedem mais de 2%.

A marcar as negociações na Europa estão fechos negativos na Ásia, que se seguem também a fortes perdas na sexta-feira em Wall Street, onde as praças norte-americanas encerraram com recuos superiores a 2%. Os investidores digerem as palavras de responsáveis dos bancos centrais mundiais, que parecem relutantes em acrescentar mais estímulos à economia.

Na quinta-feira o Banco Central Europeu deixou inalterada a sua política monetária e logo no dia seguinte o presidente do Banco da Reserva de Boston, nos EUA, alertou para um possível sobreaquecimento da economia se a Fed demorar em aumentar juros, o que faz crescer a expectativa de uma subida do preço do dinheiro para breve.

(Notícia actualizada às 8:22 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais bolsa lisboa psi-20 acções
Outras Notícias