pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Da McKinsey para a CGD até chegar à bolsa, o percurso da CEO da Euronext Lisboa

Maria João Carioca foi a escolhida para assumir a liderança da bolsa nacional, sucedendo a Luís Laginha de Sousa. Conheça o percurso profissional da actual executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

31 de Março de 2016 às 10:38

Luis Laginha de Sousa saiu da liderança da bolsa. Foi substituído interinamente por Isabel Ucha, mas agora já há uma eleita para assumir o cargo de CEO da Euronext Lisboa. É Maria João Carioca (na foto), actual membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos que antes de entrar para o banco público passou pela SIBS, a Unicre e a McKinsey. Tem um MBA do INSEAD.

A nova CEO da bolsa nacional entrou para a Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) em 2013 como membro da Comissão Executiva, tendo sido responsável por várias áreas do banco: TI/Sistemas, Operações, Marketing, Organização e, mais recentemente, Corporate NPE.

"Como responsável do Marketing e TI/ Operações, teve um papel activo em vários aspectos da transformação do programa corporativo da CGD", refere a Euronext, lembrando que antes "de ingressar na CGD, foi membro da Comissão Executiva da SIBS Pagamentos e dirigiu o Gabinete Corporativo do Grupo entre 2004 a 2008".

Maria João Carioca foi, antes de integrar a SIBS (continua a ser vogal não executivo do Conselho de Administração), directora coordenadora do Gabinete de Análise Estratégica (GAE) da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., de 2004 a 2008, segundo o CV publicado na CGD.

A CEO, que começará as suas funções no segundo semestre deste ano, iniciou a sua carreira profissional em 1993 como consultora na McKinsey & Company, dedicando-se aos sectores de serviços financeiros e Administração Pública.

Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Carioca possui um MBA pelo INSEAD com honras (lista de Dean) e completou o Programa LCOR na Harvard Business School. A gestora contribuiu para o livro "Conquistar o Futuro da Europa" e as iniciativas "Novo Portugal" e do INSEAD. Também leccionou no Programa Executivo (PAME) da Universidade Católica de Lisboa.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.