Dona da Google toca os quatro biliões em capitalização bolsista após acordo com Apple
O Gemini - modelo de IA da Alphabet - vai alimentar as aplicações da Apple, onde se inclui a famosa assistente virtual Siri. Em reação ao anúncio, as ações da dona da Google chegaram a avançar quase 2% e a tocar nos quatro biliões de dólares em "market cap".
A Alphabet tornou-se esta segunda-feira a quarta empresa do mundo a ultrapassar a marca dos quatro biliões de dólares em capitalização bolsista - um feito até agora só alcançado pela Nvidia, Apple e Microsoft. A dona da Google emerge, assim, como uma das grandes vencedoras da corrida à inteligência artificial (IA), isto depois de a fabricante do iPhone ter escolhido o Gemini - o modelo de IA da empresa liderada por Sundar Pichai - para alimentar as aplicações da empresa, onde se inclui a assistente virtual Siri.
As ações da Alphabet chegaram a crescer 1,7% esta tarde para 334,04 dólares, o que se traduz numa capitalização bolsista de 4,05 biliões de dólares. Entretanto, a tecnológica viu os ganhos reduzidos para 0,40%, ficando ligeiramente abaixo da marca. Recentemente, a cotada ultrapassou a Apple e tornou-se a segunda empresa mais valiosa do mundo, ficando apenas atrás da Nvidia, que tem um "market cap" de 4,52 biliões.
Num comunicado conjunto citado pela CNBC, a Alphabet e a Apple informam que, "após uma avaliação cuidadosa, determinámos que a tecnologia da Google fornece a base mais capaz para os Modelos da Apple Foundation e estamos entusiasmados com as experiências inovadoras que proporcionará aos utilizadores". Em agosto do ano passado, a Bloomberg já tinha indicado que as duas empresas estavam em negociações, com a fabricante do iPhone disposta a pagar cerca de mil milhões de dólares por ano à Alphabet.
Só em 2025, as ações da dona da Google valorizaram mais de 65% - um dos melhores desempenhos entre as "Sete Magníficas". A Alphabet tem conquistado terreno na corrida à IA e já conta com uma posição dominante em vários setores da tecnologia, o que explica, em grande parte, o entusiasmo dos investidores face à empresa.
"As vantagens competitivas da empresa não só permanecem intactas como estão a crescer, e nenhuma outra empresa tem os modelos, a capacidade computacional, as aplicações, o talento e os dados necessários para ter sucesso na IA" como a Alphabet, explica Divyaunsh Divatia, analista da Janus Henderson Investors, à Bloomberg. "É certamente vista como uma grande vencedora na IA, e essa força ajuda os investidores a sentirem-se mais confortáveis em atribuir-lhe uma avaliação mais elevada do que a que tinha anteriormente", completa.
Os títulos da Alphabet foram ainda impulsionados por um aumento da posição da Berkshire Hathaway na empresa. No terceiro trimestre de 2025, a empresa até então liderada por Warren Buffett adquiriu 17,85 milhões de ações da tecnológica, no valor de cerca de 4,93 milhões de dólares. A aposta levou a dona da Google a disparar mais de 6% em bolsa numa só sessão.
Mais lidas