pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lisboa segue Europa e fecha com ganhos moderados

O PSI conseguiu registar uma subida ligeira, numa sessão de ganhos moderados também para a maioria das praças europeias. Os CTT lideraram a tabela.

PSI, bolsa de Lisboa, euronext
PSI, bolsa de Lisboa, euronext Vitor Chi
15 de Maio de 2025 às 16:46

A bolsa de Lisboa fechou em alta ligeira esta quinta-feira, num dia de ganhos também para a maioria das praças europeias, em que não se registaram avanços nas negociações na frente da guerra comercial.  

O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,21% para 7.191,82 pontos, com nove dos seus 15 títulos no verde, voltando aos ganhos depois da queda da sessão anterior e seguindo em máximos de quase 11 anos.   

Os CTT, com um ganho de 2,29% para 6,69 euros, mantiveram o índice acima da linha de água, num dia em que começaram a pagar o dividendo bruto de 0,17 euros.  

Entre as cotadas com maior expressão no índice, destaque para as subidas de 1,27% da Sonae e de 1% da EDP, que fecharam nos 1,114 euros e 3,422 euros, respetivamente. Na quarta-feira, foi noticiado que a elétrica vai apresentar recursos no Tribunal Constitucional para tentar evitar o pagamento de uma multa de 40 milhões.         

Já o BCP manteve a sequência de ganhos, depois de ter disparado mais de 5% na sessão anterior. O banco fechou pouco acima da linha de água nos 0,6328 euros, continuando a negociar em máximos de 2016. 

Do lado das perdas, destaque para a Altri que afundou 4,81% para 6,14 euros, no dia em que começou a negociar sem dividendo, dando origem a uma correção técnica.

Entre os pesos pesados, a Galp registou a maior perda, de 0,99% para 14,07 euros, enquanto o crude desce nos mercados internacionais.

A Jerónimo Martins e a EDP Renováveis também travaram os ganhos do PSI, com quedas de 0,33% para 9,11 euros e 0,09 para 21,22 euros, respetivamente. 

Fora do índice principal, a Benfica SAD disparou 12% até um máximo de 3 anos e meio, fechando nos 4,87 euros. Na quarta-feira, foi anunciado que a Lenore Sports Partners passou a deter 5,24% do capital da SAD benfiquista.           

Notícia atualizada

Ver comentários
Publicidade
C•Studio