Bolsa Procura pelo aumento de capital do Popular já quase duplica oferta

Procura pelo aumento de capital do Popular já quase duplica oferta

O aumento de capital do Banco Popular está a atrair um forte interesse por parte dos investidores. A subscrição de direitos já está em 4.500 milhões de euros, quase o dobro do valor que a instituição pretende levantar.
Procura pelo aumento de capital do Popular já quase duplica oferta
Reuters
Patrícia Abreu 30 de maio de 2016 às 15:06

A procura no aumento de capital do Banco Popular já quase duplicou o montante que o banco espanhol pretende captar com a operação. Os investidores institucionais já deram ordens de 4.500 milhões de euros, mais dois mil milhões que o valor fixado para o aumento de capital da instituição.

A subscrição de direitos para o aumento de capital já superou amplamente a oferta de 2.500 milhões de euros, segundo fontes do mercado citadas pela imprensa espanhola. Os investidores têm entre a sessão desta segunda-feira, 30 de Maio, e o próximo dia 10 de Junho para manifestar a intenção de subscrever os direitos para o aumento de capital.

O Banco Popular anunciou na semana passada que iria emitir dois mil milhões de novas acções a 1,25 euros cada uma, com o objectivo de encaixar 2,5 mil milhões de euros com a operação. Os títulos estão a ser vendidos aos investidores com um forte desconto (46%), sendo que a instituição prevê que as novas acções comecem a negociar a 23 de Junho.

O aumento de capital surge depois de terem sido identificadas necessidades de capital para cobrir insuficiências de balanço relacionadas com a existência de activos problemáticos, sobretudo no sector imobiliário. O banco anunciou ainda um plano estratégico que prevê provisões de 4.700 milhões de euros e a alienação de 15.000 milhões de euros em activos imobiliários até 2018.

O anúncio destes medidas e as previsões de resultados negativos em torno de 2.000 milhões de euros em 2016 afundaram as acções da instituição nas duas últimas sessões. Apenas nas últimas quinta e sexta-feira, o Popular perdeu 32,5% do seu valor de mercado.

Às 15:05 as acções do Banco Popular somavam 0,47% para 1,43 euros em Madrid.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI