pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sabadell leva BCP a valer menos do que a Fosun pagou

O BCP voltou a ceder mais de 3% esta sessão, elevando para mais de 15% a queda em dois dias, provocada pela saída do Sabadell do capital do banco liderado por Nuno Amado.

bcp nuno amado
bcp nuno amado Miguel Baltazar
14 de Dezembro de 2016 às 17:11

As acções do BCP deslizaram 3,58% esta quarta-feira, para 1,09 euros, depois de ontem terem afundado mais de 12%, naquela que foi a maior queda diária desde 6 de Agosto.

Assim, em dois dias, o banco liderado por Nuno Amado, afundou 15,5%, com o preço das acções a deslizar para um valor inferior ao pago pela Fosun para entrar no capital do banco (1,1098 euros).

A penalizar a negociação das acções do banco esteve a saída do Sabadell do capital do BCP. O banco espanhol, que era um accionista histórico, vendeu 4,08% do capital da instituição portuguesa, tendo alienado cada acção por 1,15 euros, o que correspondeu a menos 10,87% do que a cotação de fecho das acções na sessão de segunda-feira, antes de ser conhecida a operação.

Esta venda implicou um encaixe total de 44,36 milhões de euros "pelo total da participação vendida, sem que tenha um impacto relevante (menos-valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos) na conta de resultados e balanço do banco", revelou o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A saída do Sabadell do capital do BCP – que acontece depois de a Fosun ter adquirido 16,7% do capital da instituição financeira - foi avançada na tarde de anteontem, pela Bloomberg, e apanhou tanto o BCP como a Fosun de surpresa, como revelou o Negócios na edição desta terça-feira. 

Antes da entrada da Fosun, o Sabadell era o segundo maior accionista do BCP, depois da Sonangol. Com a entrada do grupo chinês, desceu para a terceira posição, com uma participação de 4,1%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio