Minoritários querem 40,9 milhões em dividendos da Ibersol
A proposta de distribuir uma remuneração de 1 euro por ação, apresentada por três investidores representando cerca de 15% do capital, será votada pelos acionistas da operadora de restaurantes de "fast food" a 29 de outubro.
A Ibersol convocou uma assembleia-geral para 29 de outubro de forma a votar a distribuição de 1 euro por ação em dividendos, correspondentes a 40,9 milhões de euros, refere um comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O comunicado assinala que o ponto único da reunião é “deliberar sobre a distribuição dos montantes contabilizados a título de resultados transitados e outras reservas no balanço da Sociedade, correspondente ao pagamento de EUR 1,00 (um euro) por ação, perfazendo um total de EUR 40.899.126 (quarenta milhões, oitocentos e noventa e nove mil, cento e vinte e seis euros)”.
As acionistas subscritoras da proposta - Oxy Capital, Magallanes Value Investors e Bestinver Gestión - são detentoras de 15,21% do capital social da empresa, refere um comunicado à parte dos proponentes. O comunicado diz que “se encontram atualmente contabilizados resultados transitados e outras reservas no montante total de 289.512.594 euros, as quais (…) são distribuíveis aos acionistas”.
Os acionistas entendem que a distribuição dos montantes “se revela justificada face aos resultados do exercício, ao elevado excedente de liquidez em balanço e ao desenvolvimento positivo e crescimento sustentado do mercado em que a sociedade se insere”, não colocando em causa a sua saúde financeira, diz o comunicado.
A Ibersol apresentou resultados a 12 de setembro, fechando os primeiros seis meses do ano com lucros de 1,6 milhões de euros, uma quebra de 11% face ao mesmo período de 2024, apesar do crescimento de dois dígitos nas receitas, bem como da melhoria da margem de EBITDA. As amortizações acabaram por pesar nas contas do grupo.
Mais lidas