pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Jerónimo Martins aumenta dividendo e entrega todos os lucros aos accionistas

A retalhista vai distribuir aos accionistas todos os lucros obtidos no ano passado.  

jeronimo martins alexandre soares santos
jeronimo martins alexandre soares santos Ricardo Castelo
28 de Fevereiro de 2018 às 18:00

A Jerónimo Martins anunciou esta quarta-feira que vai propor o pagamento de um dividendo de 61,3 cêntimos por acção, o que corresponde a uma subida de 1,3% e à devolução aos accionistas de todos os lucros obtidos no ano passado.

Em 2017 a retalhista pagou um dividendo de 60,5 cêntimos por acção (referente ao exercício de 2016), mas no ano passado os lucros recuaram 35% para 385 milhões de euros. Excluindo o impacto da venda da Monterroio em 2016, os resultados líquidos teriam aumentado 6,7% em 2017. 

Foi precisamente a venda deste activo em 2016 que levou a Jerónimo Martins a mais do que duplicar o dividendo no ano passado, partilhando com os accionistas o ganho obtido na operação.

Agora optou por manter a política de entregar todos os lucros aos accionistas, apesar de não ter registado operações extraordinárias. Ao dividendo de 61,3 cêntimos corresponde uma rendibilidade de 3,6%. Os analistas estavam a contar com o pagamento de um dividendo bem inferior. As estimativas recolhidas pela Bloomberg apontavam para 40 cêntimos.

Se esta proposta for aprovada, no total, a Jerónimo Martins vai entregar aos accionistas 385,2 milhões de euros, o que corresponde precisamente aos lucros obtidos no ano passado.

Apesar do "payout" de 100%, a Jerónimo Martins reitera em comunicado "a sua política de dividendos, de acordo com a qual, o dividendo a distribuir deve corresponder a um valor entre 40 a 50% dos resultados líquidos consolidados ordinários".

Caso tivesse optado por esta política, pagaria um dividendo máximo de 196,8 milhões de euros. "Porém, considerando a solidez do balanço e a posição líquida de caixa no final do ano, bem como a capacidade de forte geração de caixa do Grupo, na sua reunião de 27 de Fevereiro de 2018, o Conselho de Administração decidiu propor à Assembleia Geral de Accionistas, que decorrerá no dia 12 de Abril de 2018, a distribuição de um dividendo de 385,2 milhões de euros", refere o comunicado da retalhista liderada por Soares dos Santos.

 

A Jerónimo Martins acrescenta que "esta proposta de distribuição de dividendos corresponde, pelo segundo ano consecutivo, a um payout excepcional de 100%, aproximadamente o dobro do que resultaria da aplicação da política de dividendos em vigor". E reforça que "considerando a sua posição de caixa, o Grupo mantém inalterado o seu plano de investimento e a flexibilidade para tirar partido de oportunidades de expansão não-orgânicas que possam surgir no curto prazo".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio