BPI: Impacto no capital dificulta compra do BCP na Polónia
A potencial aquisição da unidade do Deutsche Bank na Polónia tem um impacto negativo nos rácios de capital do Banco Comercial Português, o que dificulta a possibilidade de a unidade polaca do banco português superar os rivais na oferta para a aquisição de activos do Deutsche Bank no país.
PUB
A análise é da unidade de research do BPI, na nota diária desta sexta-feira, 7 de Junho, em reacção à notícia do jornal polaco Puls Biznesu, que dá conta que o Millennium Bank, detido a 50,1% pelo BCP, estará entre as três entidades interessadas na compra de activos do Deutsche Bank na Polónia.
PUB
Os outros interessados à compra do 12.º maior banco polaco são o mBank (detido pelo Commerzbank) e o BZ WBK (propriedade do Santander) estarão também entre a lista de pretendentes.
PUB
De acordo com o BPI, a potencial aquisição do banco polaco poderá ter um impacto de 80 pontos base no rácio CET1 do BCP, que em Março se situava nos 11,2%. Já para o Santander, assumindo que a compra será efectuada ao valor contabilístico dos activos, o impacto é "pouco significativo" (apenas 5 pontos base no rácio de capital).
"Acreditamos que o impacto no capital torna improvável que o BCP consiga superar o Santander e o Commerzbank no processo de venda do Deutsche Bank", refere o BPI, que tem a cobertura das acções do BCP sob revisão.
PUB
Negócio de 500 milhões
PUB
Segundo o jornal polaco, as ofertas iniciais já terão sido avançadas pelos três candidatos, enquanto as propostas vinculativas pelo negócio do banco alemão na Polónia deverão chegar entre o final de Julho e Agosto, refere o jornal citando uma fonte não identificada.
Segundo a mesma fonte, o Commerzbank será o mais bem colocado para concretizar a aquisição. Nenhuma das partes quis comentar a operação ao Puls Biznesu. O Negócios contactou o BCP para comentar a notícia, não tendo sido possível ainda obter uma reacção.
À venda estão depósitos e a carteira de crédito denominados em zloty (a moeda local), o negócio de banca de investimento e corporate. O valor dos activos em alienação pode chegar aos 500 milhões de euros.
PUB
Nas mãos do banco alemão continuarão os empréstimos denominados em moeda estrangeira, de acordo com as regras bancárias internas.
Em Maio, a Reuters dava conta do desconforto dos bancos privados internacionais na operação polaca, devido à baixa rentabilidade do negócio (baixas taxas de juro, impostos sobre o sector bancário e pagamentos obrigatórios a um fundo de garantia) e ao aumento do peso do Estado no sector financeiro.
No final do ano passado, o negócio do Deutsche Bank na Polónia geria activos avaliados em 39 mil milhões de zloty (9.200 milhões de euros) e lucrou 23,6 milhões de euros.
PUB
As vendas de activos naquele país fazem parte do programa de redução implementado pelo banco alemão para reduzir os activos não-core e libertar capital.
Saber mais sobre...
Saber mais Deutsche Bank Millennium Bank Puls Biznesu WBK Commerzbank Banco Comercial Português BPI BCP PolóniaA triste Guiné
A santa protetora da Saúde
Mais lidas
O Negócios recomenda