BPI: “EDP oferece proposta de valor atractiva”
O BPI Equity Research tem um preço-alvo 2,40 euros para as acções da EDP, o que confere um potencial de valorização aos títulos quase nulo. Algo que justifica a recomendação é “neutral”, embora com os analistas a classificarem como “atractiva” a perspectiva de investimento na cotada liderada por António Mexia (na foto), notando que a taxa de retorno do dividendo, pago “todo em dinheiro”, é de 7,6%.
PUB
O banco de investimento manteve inalteradas as previsões operacionais mas nota que o resultado líquido vai beneficiar de uma menor taxa de imposto sobre os resultados. “A venda da Naturgas à ENF gerou ganhos de capital de 70 milhões de euros mas não gerou impacto significativo na avaliação”, refere em nota de análise.
Ainda assim, o BPI salienta que a eléctrica “oferece uma proposta de valor atractiva, com risco menor do que a média, potencial ganhos com a reestruturação e uma carteira de negócios sólida”, suportada pelo crescimento nas energias renováveis e hídricas, bem como resiliência dos negócios regulados.
PUB
A equipa do banco refere ainda que a eléctrica nacional incorpora “valor de escassez” por ser uma das poucas cotadas através da qual é possível apostar numa recuperação da crise orçamental em Portugal, sem demasiada exposição ao fraco cenário macroeconómico de curto prazo.
PUB
Este valor é particularmente evidente quando se observa o desempenho da cotada nos últimos meses, tendo valorizado 27% desde Novembro último, enquanto as pares do sector avançaram cerca de 5%. Por outro lado, os títulos sofrem com a potencial pressão vendedora que pode ser exercido pela Iberdrola, que quer alienar uma posição de 6,8% na cotada.
Na sessão de hoje, a EDP avança 0,41% para 2,422 euros e o seu preço encerra um potencial de desvalorização de quase 1%. A cotada paga um dividendo anual de 18,5 cêntimos por acção.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda