CaixaBI antecipa quebra de 13,8% nos lucros da Navigator
O CaixaBI antecipa que a Navigator tenha encerrado o último trimestre do ano passado com lucros de 47 milhões de euros, uma descida de 13,8% face aos 54,5 milhões do mesmo período do ano anterior.
PUB
Numa nota de análise divulgada esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, os analistas do CaixaBI estimam que as receitas da antiga Portucel tenham descido 4,1%, em termos homólogos, para 406,5 milhões de euros, num período em que os preços do papel (A4 B-copy) caíram de uma média de 820 euros por tonelada para 808 euros por tonelada.
PUB
No mesmo período, os preços da pasta de papel BHKP caíram, em dólares, (de 671 para 655 dólares por tonelada) mas mantiveram-se estáveis em euros. Ainda assim, os analistas antecipam preços da pasta mais baixos devido à expectável subida das vendas à vista.
PUB
Considerando o conjunto do ano, as estimativas da unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos apontam para que a margem EBITDA tenha atingido 25,5%, o que compara com 24% em 2015.
A Navigator, liderada por Diogo da Silveira (na foto) apresenta os seus resultados dentro de uma semana, a 9 de Fevereiro. Esta quinta-feira, as acções da empresa subiram 1,34% para 3,477 euros, tendo tocado máximos de um ano ao longo da sessão. O CaixaBI atribui um preço-alvo de 4,60 euros às acções da Navigator, o que tem implícito um potencial de valorização de 32,2% tendo em conta a cotação de fecho de hoje.
PUB
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda