Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong inicia cobertura da REN com avaliação de 3,30 euros

A REN é a empresa ibérica de distribuição de energia preferida da Haitong (que comprou o BESI). A casa de investimento recomenda "comprar" acções desta cotada e avalia-a em 3,30 euros por acção.

O Haitong avalia as acções da REN em 3,20 euros, o que implica um potencial de valorização 20%. A recomendação é de comprar.

A empresa que gere a rede energética em Portugal continua a transaccionar em bolsa a desconto face às suas congéneres, refere o Haitong, que destaca a avaliação “atractiva” da REN, que paga um “dividendo seguro”.

O banco de investimento assinala que o desconto da REN face às congéneres alargou-se em 2014 e permanece perto de máximos históricos ao nível do rácio EV/EBITDA. O Haitong  destaca que está prestes a chegar à maturidade uma obrigação com custos elevados, pelo que a descida dos custos financeiros deverá contribuir para um crescimento acima de 10% nos lucros em 2017. “Actualmente, o maior risco que vemos na REN é o alargamento da taxa extraordinária sobre os activos energéticos”, refere o “research”.
Miguel Baltazar
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 08 de Outubro de 2015 às 12:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

"Iniciámos a cobertura de três distribuidoras de energia ibéricas", revela a Haintong numa nota de análise divulgada esta quinta-feira, 8 de Outubro, e a que o Negócios teve acesso. A REN é a única com recomendação de "comprar". "Apesar de redes regulatórias semelhantes, detalhes subtis mas cruciais da regulação implicam perspectivas diferentes para as empresas", sublinha o analista Nelson Bernardino, que assina a nota de research.

 

"Preferimos a REN já que acreditamos que o mercado não está a avaliar o crescimento de médio prazo", acrescenta a mesma fonte. O mercado parece não estar a descontar "perspectivas de crescimento nominais e uma extensão do imposto extraordinário sobre empresas de energia, o que achamos que é muito duro", salienta.

 

Assim, a avaliação da REN foi estabelecida em 3,30 euros por acção, o que confere às acções um potencial de subida de 19% face à actual cotação.

 

As acções da empresa liderada por Rodrigo Costa (na foto) estão a subir 0,44% para 2,766 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais REN Haitong BESI research
Outras Notícias