Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China intensifica defesa do yuan

O Banco Popular da China interveio várias vezes no mercado offshore para defender o yuan. O banco central terá comprado moeda em Hong Kong o que deu origem a uma subida recorde das taxas de mercado monetário.

A carregar o vídeo ...
China Steps Up Yuan Intervention
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 12 de Janeiro de 2016 às 08:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A China terá intensificado a defesa da sua moeda esta terça-feira, 12 de Janeiro. De acordo com uma fonte da Bloomberg, o Banco Popular da China interveio repetidamente no mercado offshore. A autoridade monetária terá comprado moeda em Hong Kong, o que levou a uma subida recorde das taxas de mercado monetário com o objectivo de travar a especulação em torno do yuan, segundo a agência.

Esta medida para defender a divisa local surge depois dos esforços realizados por dois elementos do Governo de Pequim para travarem a especulação em torno da moeda.

Segundo a agência de informação, ao intervir no mercado em Hong Kong, a autoridade monetária chinesa está a tentar reduzir as apostas na rápida depreciação do yuan e tentar minimizar a lacuna que existe entre a taxa onshore e a offshore. Os esforços para estabilizar a taxa de câmbio podem ajudar a aliviar os receios dos investidores sobre o abrandamento económico da China, mas um aumento significativo dos custos de financiamento offshore podem prejudicar os esforços de Pequim para que o yuan seja considerada como uma moeda de financiamento nos mercados internacionais, avança a mesma fonte.

Para Sue Trinh, do Royal Bank of Canada, em declarações à Bloomberg, os investidores apostam na depreciação do yuan e "isto é uma situação que nenhum político quer estar por isso não é surpreendente que tenhamos visto uma intensificação da intervenção" da defesa da moeda.

Por esta altura, o dólar sobe 0,05% para 6,5888 yuans. E o euro sobe 0,25% para 7,1647 yuans.

Com esta intervenção no mercado, o principal índice chinês, apesar da volatilidade, conseguiu encerrar em alta. O Shanghai Composite Index somou 0,20% para 3.022,861 pontos.

 

Ver comentários
Saber mais China yuan Banco Popular da China China mercado e câmbios
Mais lidas
Outras Notícias