Avaliação bancária das casas no valor mais alto desde o primeiro trimestre de 2008

Há 21 meses consecutivos que a avaliação bancária está em alta. Em média, cada metro quadrado, em Portugal, consegue uma avaliação de 1.220 euros junto das instituições financeiras.
Lusa
Raquel Godinho 25 de Janeiro de 2019 às 11:11

A avaliação bancária continua sem dar sinais de abrandamento. E, pelo vigésimo primeiro mês consecutivo, em dezembro, voltou a aumentar, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Atingiu os 1.220 euros por metro quadrado, o que representa o valor mais elevado em quase 11 anos. Trata-se de um máximo desde o primeiro trimestre de 2008.

PUB

A avaliação que é utilizada pelos bancos na hora de conceder crédito à habitação mantém-se em alta. No último mês do ano passado, atingiu os 1.220 euros por metro quadrado, exatamente o mesmo valor fixado no primeiro trimestre de 2008, quando o INE divulgava estes dados trimestralmente e não com uma periodicidade mensal.

"O valor médio de avaliação bancária foi 1.220 euros em dezembro, mais cinco euros que o observado no mês precedente. Este valor representa um aumento de 0,4% relativamente a novembro e 6,1% face ao mesmo mês do ano anterior", revela o INE.

PUB

Com esta evolução, o valor médio de avaliação situou-se em 1.192 euros por metro quadrado, o que representa um aumento de 5,8% relativamente ao ano anterior. Em 2017, o aumento tinha sido de 5%. Verificou-se um aumento homólogo da avaliação bancária em todas as regiões. O Algarve e Norte foram aquelas onde as subidas foram mais expressivas: 7,4% e 7,3%, respetivamente.

Por tipo de habitação, a avaliação dos apartamentos subiu sete euros em dezembro, para 1.284 euros por metro quadrado, enquanto nas moradias aumentou quatro euros para 1.119 euros por metro quadrado.

E, numa análise regional, a maior subida mensal ocorreu na Região Autónoma da Madeira, onde se verificou um crescimento de 1,4%, enquanto o pior desempenho ocorreu no Centro, a única região onde se verificou uma descida, de 0,2%.

PUB

"Em comparação com o período homólogo, o valor médio das avaliações cresceu 6,1% (70 euros), tendo o valor de apartamentos e de moradias aumentado 7,0% e 4,9%, respetivamente", sublinha o INE.

(Notícia atualizada às 11:24 com mais informação)

Saber mais sobre...
Saber mais casas habitação crédito bancos INE
Pub
Pub
Pub