Bancos emprestam menos dinheiro às famílias e às empresas
As novas operações de financiamento diminuíram em Abril, demonstram os dados divulgados pelo Banco de Portugal esta quarta-feira, 14 de Junho. As famílias captaram 955 milhões de euros, um montante que ficou aquém dos 1.314 milhões de euros financiados em Março. Mais de metade deste valor destinou-se à compra de casa.
PUB
As instituições financeiras concederam 955 milhões de euros aos particulares, em Abril. Menos 27% do que um mês antes, segundo o Banco de Portugal. Para esta queda contribuíram todos os segmentos, nomeadamente o crédito à habitação que representa 56% de todo o dinheiro emprestado às famílias.
Foram concedidos 536 milhões de euros em novo crédito à habitação, isto depois de um mês antes terem sido emprestados 720 milhões de euros. Março foi, aliás, o melhor mês desde Dezembro de 2010. Desde o início do ano, foram emprestados 2.339 milhões de euros com este fim. Mais 45% do que no período homólogo.
PUB
O montante de novo crédito ao consumo ascendeu a 283 milhões de euros, recuando 28% face ao mês anterior. Já o novo crédito para outros fins totalizou 136 milhões de euros, menos 32% do que em Março.
Contudo, a quebra de financiamento não se fez sentir apenas nas famílias. Também no que toca às empresas caiu o montante de novo crédito. Foram concedidos 1.912 milhões de euros, aquém dos 2.591 milhões de euros relativos ao mês anterior. Foi nas grandes empresas que a quebra foi mais expressiva.
PUB
As novas operações acima de um milhão de euros ascenderam a 695 milhões de euros, menos 33% do que em Março. Já as operações até um milhão de euros totalizaram 1.217 milhões de euros, menos 22% do que um mês antes.
Desde o início do ano, os bancos emprestaram 8.599 milhões de euros às empresas, menos 12% do que os 9.788 milhões de euros concedidos no período homólogo.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda