Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O que vai mudar nos créditos com a Euribor negativa?

Foi, na sexta-feira, aprovada no Parlamento a lei da Euribor negativa. Esta iniciativa legislativa pretende obrigar os bancos a repercutirem integralmente os valores negativos da Euribor nos créditos.

A carregar o vídeo ...
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 13 de Maio de 2018 às 22:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Pode ser criada uma bolsa de juros
Esta nova legislação pretende clarificar como é que os bancos devem proceder quando a média mensal da Euribor for tão negativa que anula o valor do "spread" e resulta numa taxa de juro final global com valores negativos. Nestes casos, estes valores negativos devem ser deduzidos ao capital em dívida na prestação futura. O banco pode optar por constituir um crédito de juros a favor do cliente equivalente aos valores negativos que forem apurados a deduzir aos juros futuros, a partir do momento em que estes assumam valores positivos. Os  juros devem ser abatidos ao crédito até à sua extinção.

Regras aplicam-se a todos os contratos
Estas novas regras serão aplicadas a todos os contratos de crédito à habitação, os actuais e os novos, "não sendo necessária a alteração das respectivas cláusulas contratuais". Mas não terá efeitos retroactivos. Ou seja, não terá em conta o período de três anos de valores negativos da Euribor. 

Dez dias para rever o indexante
Dez dias após a entrada em vigor desta legislação, os bancos devem proceder à revisão do valor do indexante para determinar se a taxa de juro final global assume valores negativos.

Publicidade tem que dar esta informação
A nova legislação determina também que na publicidade ao crédito e em todas as comunicações comerciais para a sua promoção "deve ser feita referência expressa à possibilidade da taxa de juro aplicada poder assumir valores negativos em função da evolução do respectivo indexante". 

Ver comentários
Saber mais crédito habitação euribor negativa Banco de Portugal
Mais lidas
Outras Notícias