pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Anchorage investe dois milhões para expandir negócio em Portugal

O valor vai ser utilizado para continuar a desenvolver o Porto by Anchorage Digital, um projeto que pretende atrair e aprofundar a ligação de instituições ao mundo da chamada Web3.

A Anchorage Digital, co-fundada por Diogo Mónica, compromete-se em continuar a expandir a presença em Portugal.
A Anchorage Digital, co-fundada por Diogo Mónica, compromete-se em continuar a expandir a presença em Portugal. Miguel Baltazar
11:22

A Anchorage Digital, dona do primeiro banco de criptomoedas com licença para operar nos EUA e que foi cofundada pelo empreendedor português Diogo Mónica, vai reforçar a aposta em Portugal com um investimento de quase dois milhões de euros. A verba vai ser canalizada para o desenvolvimento do Porto by Anchorage Digital - uma carteira institucional de autocostódia, "concebida para facilitar o acesso seguro de instituições ao ecossistema de finanças descentralizadas", lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira. 

Mais de metade do valor a ser investido vem de um incentivo público conseguido pela Anchorage junto do consórcio Agenda BlockchainPT. Para o "head of product"  da empresa, Boaz Avital, o financiamento recebido permitiu "acelerar o desenvolvimento de uma carteira de ativos digitais verdadeiramente autocustodial e segura, alinhando-se diretamente com a visão do governo para um futuro Web3 robusto".

"Prevemos que o impacto da aplicação Porto será imediato e significativo, fornecendo uma porta de entrada segura que não só fomentará a confiança dos utilizadores, mas também atrairá novos investimentos e inovação para a economia digital de Portugal", afirma, citado em comunicado.

De acordo com a empresa, o Porto by Anchorage Digital foi desenhado para "responder às exigências de segurança e operacionalização das instituições que atuam no mercado de ativos digitais", conferindo às mesmas interação direta com protocolos de finanças descentralizadas e avaliação de risco

O "unicórnio" com sangue português identifica Portugal como um "centro estratégico de desenvolvimento" e conta com já com cerca de 100 trabalhadores no país. A Anchorage tem vindo a expandir as operações tanto no Porto como em Lisboa e compromete-se a continuar a desenvolver as capacidades da plataforma a nível nacional. 

No início do ano, a (cerca de 85 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) da Tether - a empresa responsável pela emissão da "stablecoin" mais utilizada do mundo, a USDT. O negócio avaliou a Anchorage em 4,2 mil milhões de dólares. 

Fundada em 2017, a Anchorage Digital tornou-se o primeiro banco de ativos digitais com licença federal nos EUA em 2021. A empresa fornece às instituições serviços de negociação, "staking", custódia, governança, liquidação e emissão de "stablecoins".

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.