Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá, o IGCP avança com a quinta oferta de troca de dívida deste ano, para adiar reembolsos por 7 e 13 anos.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 27 de Novembro de 2019 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
IGCP avança com quinta oferta de troca de dívida

O IGCP, agência que gere a dívida pública portuguesa, anunciou esta terça-feira que vai avançar com a quinta oferta de troca de dívida deste ano, com o objetivo de adiar os reembolsos previstos para 2021.

Com esta operação, o instituto liderado por Cristina Casalinho pretende trocar obrigações que vencem em abril de 2021 por novos títulos com maturidades em 2028 e 2034, adiando desta forma os reembolsos em sete e 13 anos, respetivamente.

 

INE divulga Estudos sobre Estatísticas das Empresas

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta quarta-feira os Estudos sobre Estatísticas das Empresas - Inquérito ao Setor da Economia Social.

 

No resto da Europa, destaque para os dados da confiança dos consumidores e da indústria em Itália.

 

Medir o pulso à economia dos EUA

Serão divulgados dados sobre as despesas dos consumidores, que contribuem com 70% para o Produto Interno Bruto norte-americano. E as projeções apontam para um crescimento em outubro. Na primeira estimativa, a economia norte-americana crescia 1,9% no terceiro trimestre, uma desaceleração em relação aos três meses anteriores, altura em que cresceu 2%. A evolução dos EUA vai assim marcar o dia em que a Fed revela o seu livro bege.

 

Ainda nos Estados Unidos, teremos também a divulgação do Livro Bege da Fed, bem como os números relativos aos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.

 

"House" dá a Trump até domingo para dizer se vai à próxima audição

O inquérito no âmbito do processo de "impeachment" (destituição) do presidente dos EUA, Donald Trump, vai passar a uma nova fase: a audição pública de 4 de dezembro, na Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes. Segundo o presidente desta comissão, Jerrold Nadler, citado pela Bloomberg, Trump foi convidado a apresentar a sua defesa neste dia.

 

Esta audição visa explicar os alegados "crimes e delitos graves" de que Trump é acusado, que constituem terreno legal para se abrir um processo de destituição. A sessão está marcada para 4 de dezembro às 10:00 locais (15:00 em Lisboa) e Trump já foi notificado por carta enviada por Nadler, tendo agora até às 18:00 (23:00 em Lisboa) do próximo domingo, 1 de dezembro, para dizer se pretende – ou os seus advogados – participar.

 

Estatísticas do petróleo em foco

A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

 

Na sessão de ontem, os preços do petróleo negociaram em alta nos principais mercados internacionais.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias