Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, será conhecida a síntese de execução orçamental mensal, com dados relativos a outubro, e o Governo irá anunciar novas medidas para travar a subida de novos casos da covid-19. Enquanto isso, Wall Street estará de portas fechadas.

Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 25 de Novembro de 2021 às 07:30
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Síntese orçamental mensal e outros indicadores

A Direção-Geral do Orçamento vai divulgar esta quinta-feira a síntese de execução orçamental mensal, com dados relativos a outubro sobre as despesas e receitas das Administrações Públicas. Até setembro, o défice das contas públicas atingiu 4.634 milhões de euros (em contabilidade pública), refletindo uma "melhoria de 677 milhões" face a igual período homólogo. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) irá revelar ainda dados sobre a globalização das empresas relativos a 2020. Na Alemanha, serão conhecidos os dados finais do PIB no terceiro trimestre.

Governo aprova novas medidas de combate à covid-19

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta quinta-feira para aprovar as novas medidas para travar a covid-19, numa altura em que as infeções estão a aumentar em toda a Europa. Antecipando "um inverno com lutas e desafios para superar", o Governo deverá implementar novas restrições ainda antes do período de Natal, para minimizar o risco de novos casos, que podem "duplicar ou triplicar" em poucas semanas. O recurso ao teletrabalho e a exigência de certificado digital para entrar em eventos deverão ser algumas das medidas a anunciar.

Bolsas dos Estados Unidos encerradas devido ao Dia de Ação de Graças

Esta quinta-feira, não há negociações nos três principais índices norte-americanos devido ao feriado do Dia de Ação de Graças, que marca o início das festividades de Natal nos Estados Unidos. A forte quebra no volume de negócios durante este feriado é apontada como justificação para o encerramento. Tal como acontece desde 1992, as bolsas norte-americanas terão também uma sessão mais curta na sexta-feira. Com Wall Street de portas fechadas, é esperado que o volume das negociações na Europa seja menor do que o habitual.

Conselho da UE debate competitividade e maior regulação de gigantes tecnológicas

O Conselho da União Europeia vai reunir esta quinta-feira para discutir novas regras com vista a promover a competitividade e crescimento das empresas europeias, bem como os critérios que regulam as plataformas online que funcionam como "guarda-portões" dos mercados digitais. Na agenda está prevista a discussão da Lei dos Serviços Digitais e a Lei dos Mercados Digitais e é expectável que algumas das conclusões dessa reunião de dois dias possam conduzir a maior regulação sobre gigantes tecnológicas como a Amazon, Apple, Facebook e Google.

Bancos centrais debatem desafios jurídicos da política monetária

Para esta quinta-feira estão agendados vários discursos sobre política monetária, na conferência jurídica semestral do Banco Central Europeu (BCE), numa altura em que os Estados Unidos se preparam para começar a retirar estímulos à economia. Esta é a quarta edição da conferência e vai ter o seguinte tema: "Continuidade e mudança: como os desafios de hoje preparam o terreno para amanhã". Ao palco vão subir a presidente do BCE, Christine Lagarde, e outros membros do BCE, como a alemã Isabel Schnabel, e o italiano Fabio Panetta.

Ver comentários
Outras Notícias