Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A Zona Euro vive esta quinta-feira um dia particularmente agitado: o BCE divulga os relatos da última reunião de política monetária, França e Espanha emitem dívida a dez anos e o Eurostat revela os números das vendas a retalho em agosto. Há ainda espaço, para Alemanha e Itália darem conta dos números de vendas de automóveis durante o mês de setembro.

Fábio Carvalho da Silva fabiosilva@negocios.pt 06 de Outubro de 2022 às 07:30
  • Partilhar artigo
  • ...
Relatos da decisão histórica do BCE

Serão divulgados esta quinta-feira os relatos da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), no qual o conselho liderado por Christine Lagarde decidiu a segunda subida de juros consecutiva, que foi também a mais elevada de sempre para a autoridade monetária: 75 pontos base. 

Inflação já afeta vendas a retalho na Zona Euro?

O gabinete europeu de estatística, Eurostat, revela hoje os números das vendas a retalho na Zona Euro em agosto. No mês anterior,as vendas a retalho caíram 0,90%, em termos homólogos.

Espanha e França testam-se no mercado de dívida

Madrid e Paris vão esta quinta-feira ao mercado de dívida, para emitir obrigações a dez anos. As "yields" das obrigações espanholas e francesas com esta maturidade no mercado secundário terminaram a sessão desta quarta-feira a acompanhar a tendência de agravamento vivida na Zona Euro. Os juros da dívida espanhola subiram para 3,229% (acima dos juros portugueses da dívida com a mesma maturidade) e a "yield"das obrigações francesas escalaram para 2,633%.

Novos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

Numa altura em que os investidores procuram pistas sobre o futuro da política monetária levada a cabo pela Reserva Federal norte-americana (Fed), o Departamento do Trabalho divulga o número de pedidos de subsídio de desemprego apresentados na semana passada. Na semana que terminou a 24 de setembro, o país registou o menor número de requerimentos desde o final de abril.

Setor automóvel em destaque

A Alemanha, o maior mercado automóvel da Europa, França, Itália e os EUA revelam os números das vendas de automóveis durante o mês de setembro.

Ver comentários
Saber mais BCE Zona Euro EUA economia negócios e finanças macroeconomia mercado de dívida
Outras Notícias