5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta segunda-feira será marcada pelo regresso do BCP à negociação entre as 600 maiores cotadas da Europa. Já nos EUA, a Uber entra no S&P 500. Por cá, a Corticeira Amorim entra em ex-dividendo.
BCP regressa ao Stoxx 600 |
A atualização do Stoxx 600 vai reforçar a presença portuguesa no índice. O BCP volta a negociar entre as 600 maiores cotadas da Europa, onde tinha estado da última vez entre 2018 e em setembro de 2019. O banco liderado por Miguel Maya passa assim a ter mais visibilidade e exposição junto de grandes investidores. Também o S&P 500 e o Nasdaq vão sofrer alterações. |
Corticeira Amorim entra em ex-dividendo |
As ações da Corticeira Amorim começam hoje a negociar sem direito ao dividendo de 9 cêntimos por ação que será pago a partir do dia 20 de dezembro. O dividendo ilíquido de 0,09 euros traduz-se num dividendo líquido de 0,0648 euros para as pessoas singulares, subtraídos os 28% relativos a IRS; e 0,0675 euros para as empresas, aplicada a taxa de IRC de 25%. |
Uber entra no S&P 500 |
A Uber vai entrar esta segunda-feira no índice de referência norte-americano S&P 500: além de atrair mais investimento institucional, a entrada da empresa no índice pode também abrir caminho a um menor escrutínio por parte dos reguladores a empresas "gig". |
Perspetivas para a economia alemã |
O inquérito mensal do instituto Ifo é um dos mais importantes indicadores de crescimento da economia alemã e é, por isso, seguido de perto pelos investidores. Serão conhecidas esta segunda-feira as expectativas dos gestores, que tiveram no mês uma recuperação acima do esperado. |
Banco do Japão discute política monetária |
O Banco do Japão dá hoje início a uma reunião de dois dias sobre política monetária. O país pretende abandonar gradualmente a política monetária flexível a partir do próximo ano. A inflação nipónica tem estado acima da meta dos 2%, tendo em setembro tocado mesmo nos 3%. |
A atualização do Stoxx 600 vai reforçar a presença portuguesa no índice. O BCP volta a negociar entre as 600 maiores cotadas da Europa, onde tinha estado da última vez entre 2018 e em setembro de 2019. O banco liderado por Miguel Maya passa assim a ter mais visibilidade e exposição junto de grandes investidores. Também o S&P 500 e o Nasdaq vão sofrer alterações.
As ações da Corticeira Amorim começam hoje a negociar sem direito ao dividendo de 9 cêntimos por ação que será pago a partir do dia 20 de dezembro. O dividendo ilíquido de 0,09 euros traduz-se num dividendo líquido de 0,0648 euros para as pessoas singulares, subtraídos os 28% relativos a IRS; e 0,0675 euros para as empresas, aplicada a taxa de IRC de 25%.
A Uber vai entrar esta segunda-feira no índice de referência norte-americano S&P 500: além de atrair mais investimento institucional, a entrada da empresa no índice pode também abrir caminho a um menor escrutínio por parte dos reguladores a empresas "gig".
O inquérito mensal do instituto Ifo é um dos mais importantes indicadores de crescimento da economia alemã e é, por isso, seguido de perto pelos investidores. Serão conhecidas esta segunda-feira as expectativas dos gestores, que tiveram no mês uma recuperação acima do esperado.
O Banco do Japão dá hoje início a uma reunião de dois dias sobre política monetária. O país pretende abandonar gradualmente a política monetária flexível a partir do próximo ano. A inflação nipónica tem estado acima da meta dos 2%, tendo em setembro tocado mesmo nos 3%.
Mais lidas