Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: depósitos, inflação na Zona Euro e dívida pública

A semana vai ser cheia ao nível dos dados económicos, em especial sobre a evolução das poupanças em Portugal. Há também estatísticas relativas à inflação e crescimento económico.

Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt 27 de Novembro de 2022 às 19:00
Segunda-feira Aforro das famílias nos depósitos

Após vários meses a renovar sucessivamente máximos históricos, as poupanças das famílias em Portugal que estão depositadas nos bancos diminuíram em setembro, segundo dados do Banco de Portugal, que divulga esta segunda-feira novas informações relativas a outubro.

Segunda-feira Cyber Monday prolonga compras

Depois da Black Friday (dia de descontos generalizados), na sexta-feira, que marcou o arranque da época de compras do Natal, esta segunda-feira a Cyber Monday – o dia do ano em que se registam mais compras online – gera fortes expectativas para as vendas das retalhistas.

Terça-feira Administração do Banco de Portugal

Os novos elementos da administração do Banco de Portugal vão tomar posse na terça-feira no Ministério das Finanças. Clara Raposo entrará para o lugar de vice-governadora. No dia anterior, segunda-feira, também serão apresentados os órgãos sociais da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Terça-feira Inquéritos a empresas e consumidores

A confiança das famílias afundou para níveis do início da covid, enquanto o sentimento das empresas também piorou em outubro, de acordo com os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores. O Instituto Nacional de Estatísticas divulga terça-feira dados de novembro.

Quarta-feira Inflação na Zona Euro e PIB português

Quarta-feira será um dia cheio em termos de dados económicos que vão permitir antecipar em parte o processo de decisão do Banco Central Europeu (BCE) em relação ao futuro das taxas de juro. Além da estimativa rápida da inflação nacional e da Zona Euro em novembro - que atingiram 10,6% e 10,7% respetivamente em outubro -, serão ainda conhecidas as estimativas mensais de emprego e desemprego e as contas nacionais trimestrais em Portugal.

Quinta-feira Mercado aberto durante o feriado 

Esta quinta-feira é feriado em Portugal em observância do dia da Restauração da Independência. A bolsa portuguesa, tal como as internacionais, estará a funcionar com normalidade, mas o encerramento da generalidade das empresas poderá trazer um dia de negociações reduzidas.

Sexta-feira Dívida pública recua em outubro

Em setembro de 2022, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 1,6 mil milhões de euros, para 279,8 mil milhões de euros. Estes dados serão atualizados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (um dia depois do habitual devido ao feriado), sendo expectável um recuo dado que, em outubro, Portugal realizou o grande reembolso anual de dívida ao mercado.

Sexta-feira Banca resiste a subir juros

A semana fecha com novos dados também das taxas de juro a que os bancos remuneram os depósitos. Apesar da subida dos juros do BCE, esta remuneração mantém-se em Portugal em níveis muito reduzidos: 0,05%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio