Acções asiáticas fecham em alta com Taiwan em destaque
As acções asiáticas fecharam em alta, com as cotadas de Taiwan a impulsionar, depois do partido da oposição ter ganho as eleições presidenciais. Numa sessão em que as bolsas europeias estão encerradas, Tóquio fechou em alta e as acções chinesas voltaram a
As acções asiáticas fecharam em alta, com as cotadas de Taiwan a impulsionar, depois do partido da oposição ter ganho as eleições presidenciais. Numa sessão em que as bolsas europeias estão encerradas, Tóquio fechou em alta e as acções chinesas voltaram a afundar.
O MSCI Ásia Pacific subia 0,3%. O Taiex de Taiwan somou 4%, em Tóquio o Nikkei caiu 0,02% e o Topix somou 0,34%. Na bolsa chinesa o CSI 300 caiu 3,7%, estendendo um ciclo de seis semanas de quedas.
A vitória de Ma Ying-jeou nas eleições em Taiwan animaram a negociação bolsista, uma vez que subiram as expectativas de que o comércio com a China vai aumentar.
A produtora de "chips" Taiwan Semiconductor apreciou 4% e o maior banco de Taiwan, o Cathay Financial, também impulsionou o índice. A China Airlines avançou 2,7%.
A impulsionar a bolsa nipónica esteve a Nissan, que somou 3,6%, depois do CEO Carlos Ghosn ter afirmado que as receitas da construtora automóvel no próximo ano fiscal vão ficar acima do previsto para o actual exercício.
A Nippon Steel progrediu 4,2% devido à desvalorização dos preços do petróleo, que estão agora a negociar na casa dos 100 dólares por barril.
As bolsas europeias estão hoje encerradas e Wall Street funciona regularmente.
Mais lidas