Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BES em ex-dividendo leva PSI-20 a acentuar perdas

A bolsa nacional desce 0,35%, com a queda de mais de 3% do BES, que entrou hoje em ex-dividendo, a sobrepor-se aos ganhos da EDP. As principais praças europeias também negoceiam em terreno negativo, com excepção para Espanha.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 13 de Abril de 2010 às 12:36
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A bolsa nacional desce 0,35%, com a queda de mais de 3% do BES, que entrou hoje em ex-dividendo, a sobrepor-se aos ganhos da EDP. As principais praças europeias também negoceiam em terreno negativo, com excepção para Espanha.

O índice principal (PSI-20) negoceia nos 8..270.39 pontos, com seis cotadas a subir, 13 a descer e uma a negociar inalterada. O índice de referência para a Grécia, FTSE/ASE 20 desce 1,99% e as restantes praças europeias negoceiam com perdas ligeiras, pressionadas pelo sector das matérias-primas, que acompanham a descida dos metais na bolsa de metais de Londres.

Por cá, os títulos do BES descem 3,24% para 4,029 euros, no dia em que negoceiam pela primeira vez sem direito ao dividendo de 14 cêntimos. O banco liderado por Ricardo Salgado também corrige dos ganhos de mais de 5%, que registou nas últimas duas sessões.

O BCP recua 0,95% para 0,834 euros, depois de ter aprovado em Assembleia Geral de Accionistas alterações estatutárias que passam a permitir aos seus accionistas deter até 20% dos direitos de voto, em vez dos anteriores 10%. Uma medida que já era antecipada pelos mercados, segundo os analistas. Já o BPI negoceia inalterado nos 1,975 euros.

Também a pressionar está a EDP Renováveis, que desce 1,70% para 5,856 euros, apesar de ter divulgado que assinou um contrato com duas instituições norte-americanas para a venda dos certificados verdes que vier a ganhar com a geração de energia eólica do parque Marble River. Esta notícia é considerada “positiva” pelos analistas, que dizem que permite à cotada “monetizar” parte dos benefícios fiscais a que tem direito nos Estados Unidos.

As acções da eléctrica EDP, por outro lado, destacam-se pela positiva, ao valorizarem 1,16% para 3,042 euros e a levarem a eléctrica a acumular um ganho de 3,8% nas últimas três sessões. Também pela positiva destaca-se a concessionária Brisa, que sobe 0,62% para 6,52 euros.

Veja também:

As cotações de todas as acções da Bolsa portuguesa

O resumo do dia do índice PSI-20

As maiores subidas e maiores descidas do PSI-20

Os preços-alvo para as cotadas portuguesas

As estatísticas das acções portuguesas

A análise técnica de todas as cotadas portuguesas

A evolução de todos os fundos comercializados em Portugal


Ver comentários
Outras Notícias