pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Dados operacionais da Galp e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Nesta segunda-feira é tempo de se olhar para os dados operacionais da Galp, relativos ao quarto trimestre do ano passado, bem como para novos dados do INE e Banco de Portugal, além das vendas de carros dadas a conhecer pela ACAP.

Há novos dados a conhecer por cá.
Há novos dados a conhecer por cá.
06:45
"Trading update" da Galp Energia

A Galp Energia divulga os dados operacionais preliminares, referente ao quarto trimestre de 2025 e ao conjunto do ano. Um mês após este "trading update", a 2 de março, a petrolífera coliderada por Maria João Carioca e João Diogo Silva apresenta as contas finais relativas ao período de outubro a dezembro e também de todo o ano.

Novos indicadores por cá

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os índices de produção industrial relativos a dezembro, bem como as estatísticas de preços da habitação ao nível local no terceiro trimestre do ano passado. Já o Banco de Portugal (BdP) apresenta os dados da dívida e financiamento das administrações públicas em dezembro, bem como da dívida pública em percentagem do PIB no quarto trimestre do ano passado, e ainda o indicador de stress financeiro em janeiro.

Vendas de carros em janeiro

 A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dá a conhecer os números das vendas de veículos automóveis em janeiro. No ano passado, foram vendidos 264.821 veículos automóveis novos em Portugal, o que constituiu um crescimento de 6,2% face a 2024. O ano de 2025 foi assim o melhor ano para o setor desde 2019, o último exercício antes da pandemia da covid-19.    

Dados frescos na Europa

O Eurostat apresenta os dados de janeiro relativos ao índice dos gestores de compras da indústria na Zona Euro, medido pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB). Serão também veiculados os mesmos indicadores para Espanha, Itália, França e Alemanha. O Reino Unido dá igualmente a conhecer os mesmos dados, cujas sondagens são reunidas pela S&P. Ainda na Europa, teremos também os números das vendas a retalho na Alemanha em dezembro.

OPEP+ mantém produção

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+) concordaram em deixar inalterada a sua produção para março. Uma das maiores pressões sobre o mercado petrolífero, no ano passado, foi o facto de oito membros da OPEP+ que estavam a reter desde 2023 uma parte suplementar da sua produção terem decidido começar a abrir faseadamente as suas torneiras. Em novembro decidiram não continuar a colocar mais ouro negro no mercado, ao longo do primeiro trimestre de 2026, e é isso mesmo que tem sido feito, apesar de os preços estarem a recuperar. O Brent do Mar do Norte atingiu máximos de seis meses na passada quinta-feira, 29 de janeiro, nos 71,89 dólares por barril, devido aos receios de que os Estados Unidos lancem uma ofensiva militar contra o Irão – que é membro da OPEP.    

Ver comentários
Publicidade
C•Studio