pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Europa segue negativa com divulgação de resultados abaixo das expectativas

As principais bolsas europeias seguiam hoje a negociar negativas, à excepção da praça espanhola, penalizadas pela apresentação de resultados que falharam as previsões dos analistas.

30 de Janeiro de 2008 às 12:03

As principais bolsas europeias seguiam hoje a negociar negativas, à excepção da praça espanhola, penalizadas pela apresentação de resultados que falharam as previsões dos analistas.

O CAC-40 [cac] era o que mais descia, ao desvalorizar 1,24%, seguido da bolsa de Amesterdão [aex], que recuava 0,72%, e do FTSE 100 [ukx], que caía 0,53%. Já o Dax [dax], o principal índice alemão perdia 0,44%. O Stoxx 50 deslizava 0,48%.

A pressionar a negociação continua o sector financeiro, depois de hoje terem sido divulgados mais uma vez resultados abaixo das expectativas. O BNP Paribas reportou uma queda de 42% nos seus lucros no último trimestre de 2007, devido às perdas relacionadas com o crédito hipotecário de alto risco. As acções do maior banco francês recuavam 1,70% para os 66,40 euros.

"A decepção, que não é uma surpresa, são os resultados dos bancos. Eles têm que integrar os estragos da crise do "subprime". Não estamos muito optimistas quanto às acções", adiantou à Bloomberg Roland Lescure, gestor de fundos da Groupama.

A condicionar a negociação está também a reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos, que se reúne hoje com o mercado na expectativa que a autoridade monetária corte novamente os preços do dinheiro. A maioria dos analistas consultados pela Bloomberg apostam numa redução da taxa directoria de 0,50%.

"O mercado está muito nervoso", realçou David Buik, analista da BGC Partner. "As pessoas estão à centradas na decisão de hoje da Reserva Federal dos Estados Unidos. Não estão convencidas que vai haver um corte dos juros de 50 pontos-base", acrescentou o responsável, citado pela Bloomberg.

A contrariar a tendência negativa seguia o Ibex-35, a subir 0,59%, suportado pela valorização do sector das "utilities". A bolsa espanhola está a beneficiar de uma notícia avançada pelo "Financial Times", que noticia que a Electricite de France e a Actividades de Construccion & Servicios (ACS) iniciaram conversações para estudarem uma possível oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Iberdrola.

A eléctrica espanhola seguia a ganhar 5,2% para os 9,71 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio