Já pode pagar com um autocolante
O cartão do Novo Banco pode ser colado num objecto e efectua os pagamentos através de um toque. Pagamentos podem ser realizados em terminais com tecnologia "contactless".
Pode colar-se na capa do telemóvel, num livro ou no porta-chaves. O novo cartão autocolante do Novo Banco permite transformar um qualquer objecto num meio de pagamento, em que a confirmação da operação é realizada encostando o "cartão" à máquina de pagamento. O objectivo é facilitar e simplificar os pagamentos, permitindo aos clientes deixar a carteira em casa e ter o cartão sempre à mão.
O NB Micro Cartão Contactless é lançado esta sexta-feira e é o primeiro cartão de débito no mercado português cuja forma é um autocolante, que pode ser colado onde o seu utilizador quiser. Tal como os outros cartões contactless, os pagamentos são confirmados com um simples toque num terminal e não há qualquer limite no valor das operações. "O NB Micro Cartão Contactless é totalmente compactível com todos os TPA com funcionalidade contactless que aceitem a marca VISA e possui as mesmas características de segurança dos restantes cartões contactless", diz o banco.
O único "senão" é que para pagamentos superiores a 20 euros, ou nesse dia tiver realizado compras superiores a 80 euros, é-lhe exigido que seja introduzido o código PIN, por uma questão de segurança. "Este cartão representa a facilidade do dia-a-dia", explicou Luís Reis, responsável pela área de cartões do Novo Banco, ao Negócios. O mesmo especialista acredita que, para já, há "falta de hábito" por parte das pessoas para usar os seus cartões "contactless", mas esta tecnologia ganhará cada vez mais adeptos, à medida que os utilizadores se apercebem da facilidade deste método de pagamento.
Este cartão é aceite em todas as máquinas que têm a tecnologia contactless, sendo que, segundo o Novo Banco, existem neste momento 45 mil terminais que permitem o pagamento através da aproximação do cartão. Numa primeira fase, o Novo Banco vai emitir 50 mil cartões para um conjunto de clientes pré-seleccionados, sendo que qualquer cliente poderá pedir um cartão destes ao balcão do banco, mediante uma anuidade de cinco euros.
Mais lidas