Mercados Norges Bank deixa de ter participação qualificada na Impresa

Norges Bank deixa de ter participação qualificada na Impresa

O maior fundo soberano do mundo, que detém uma participação qualificada em 21 empresas nacionais, desinvestiu na Impresa, reduzindo para menos de 2%.
Norges Bank deixa de ter participação qualificada na Impresa
Bloomberg

O norueguês Norges Bank reduziu a participação que detinha no grupo Impresa, deixando de possuir uma participação qualificada.

O Norges Bank era dono de 2,437% do capital do grupo Impresa, uma percentagem que fica agora reduzida a 1,872%, abaixo da fasquia de 2% que define a designação de participação qualificada.

A presente situação do acionista foi comunicada pelo grupo português esta quarta-feira, 24 de abril, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

No final de 2017, o Norges Bank tinha quase dois milhões de dólares investidos na dona da SIC. Um ano depois este valor diminuiu em mais de 60% para 748 milhões de dólares. Uma evolução justificada pela desvalorização das ações da Impresa, uma vez que a percentagem de capital detida até aumentou para 2,86%.

O Norges Bank terminou 2018 com quase 1,5 mil milhões de dólares investidos em ativos portugueses, um valor que corresponde a uma queda de 17,3% face a 2017, um ano recorde para os investimentos do maior fundo soberano do mundo em Portugal. Do total dos investimentos em ações, quase metade está alocado a duas empresas: EDP e Galp. No total, tem posições em 21 empresas nacionais.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI