Os investimentos do maior fundo do mundo em 21 cotadas portuguesas
2018 foi um ano de perdas para o maior fundo soberano do mundo. E os investimentos em Portugal não conheceram um desfecho mais positivo. O Norges Bank registou uma redução de 17% nos investimentos em empresas nacionais. A queda das cotadas foi determinante para este desempenho, mas a evolução cambial também contribuiu para este resultado.
Subida em bolsa da Altri dá frutos
BCP com corte de 20%
Norges reduz investimento na Corticeira Amorim
Um quinto a menos nos CTT
Norges Bank corta investimento na EDP Renováveis em ano de OPA
EDP é a que mais pesa na carteira
Investimento na Galp aumenta
Norges corta na Ibersol
Participação na Impresa aumenta, mas queda das ações dita redução do investimento
Queda da Jerónimo Martins em bolsa reduz investimento para menos de 100 milhões
Norges mais do que duplica participação na Mota-Engil
Investimento na Navigator diminui em 20 milhões
Nos é o terceiro maior investimento em Portugal
Pharol foi o grande desinvestimento
Investimento na REN diminuiu 6%
Queda das ações da Semapa dita redução do investimento
Sonaecom alvo de reforço
Investimento na Sonae Capital desce dos dois milhões
Norges triplica participação na Sonae Indústria
Reforço de posição na Sonae trava queda do investimento
Investimento na Teixeira Duarte cai para mínimos históricos
O Norges Bank terminou 2018 com quase 1,5 mil milhões de dólares investidos em ativos portugueses, um valor que corresponde a uma queda de 17,3% face a 2017, um ano recorde para os investimentos do maior fundo soberano do mundo em Portugal. Analisando só os investimentos em bolsa, o valor do investimento do maior fundo do mundo caiu para pouco mais de 970 milhões de euros. Não fosse 2017 ter sido um ano de recordes no investimento deste fundo em Portugal e 2018 até teria sido o melhor ano de sempre, sendo que os dados disponibilizados pelo Norges Bank recuam até 1998. Do total dos investimentos em ações, quase metade está alocado a duas empresas: EDP e Galp. Veja como evoluiu o investimento do Norges Bank na bolsa nacional entre 2017 e 2018.
Analisando só os investimentos em bolsa, o valor do investimento do maior fundo do mundo caiu para pouco mais de 970 milhões de euros. Não fosse 2017 ter sido um ano de recordes no investimento deste fundo em Portugal e 2018 até teria sido o melhor ano de sempre, sendo que os dados disponibilizados pelo Norges Bank recuam até 1998.
Do total dos investimentos em ações, quase metade está alocado a duas empresas: EDP e Galp. Veja como evoluiu o investimento do Norges Bank na bolsa nacional entre 2017 e 2018.
Analisando as 21 cotadas portuguesas onde o fundo detém participações, verifica-se que a EDP continua a ser responsável pelo maior valor, mas também foi a responsável pela maior quebra no investimento. A aposta na Mota-Engil e na Sonae Indústria aumentou, com o fundo a reforçar a participação no capital destas empresas. O maior corte foi feito na Pharol.
Veja em cima os investimentos do Norges Bank em 21 cotadas portuguesas ou aqui se está a ler esta notícia na app.
Mais lidas