Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses admitem perda de rendimento de 340 euros na reforma

Pouco mais de um terço dos portugueses já começou a poupar para a reforma. Ainda assim, a maioria antecipa uma diferença de quase 340 euros entre o valor que irá receber de pensão e o que necessita para viver.

Bloomberg
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 15:54
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Ainda que apenas pouco mais de um terço dos portugueses tenha começado a poupar para reforma, a maioria reconhece que não deverá conseguir manter o seu nível de vida actual. Apontam mesmo uma diferença de 340 euros entre o valor que esperam receber de pensão e o montante que precisam para viver.


Os portugueses esperam receber, em média, uma pensão de 532,4 euros, um valor que compara com o cálculo de 871,7 euros que precisam para viver. Ou seja, há uma diferença de mais de 339 euros entre as necessidades e o valor expectável da reforma. É esta uma das conclusões da sondagem "As pensões e os hábitos de poupança em Portugal", do Instituto BBVA de Pensões, divulgada esta sexta-feira, 18 de Março.


"A percepção principal de 52% dos entrevistados é que quando chegar o momento da reforma, não se terá o nível de vida adequado, especialmente junto das pessoas com mais de 36 anos e nos segmentos da população de classe média e baixa", conclui o estudo, que adianta que "apenas 38% das pessoas entrevistadas começaram a poupar para complementar a reforma".


Um elevado número de pessoas diz, no entanto, que quer começar a poupar para a reforma e apenas não o faz ainda devido à falta de possibilidades para isso.


"A poupança para a reforma fundamenta-se principalmente na convicção de que nesse momento da sua vida haverá um défice entre o que são as suas necessidades económicas e o montante que poderá receber através das Pensões Públicas (défice que estima em 339 euros por mês)", remata a mesma sondagem.

Ver comentários
Saber mais poupança reforma estudo BBVA pensões portugueses aforradores Instituto BBVA de Pensões inquérito
Outras Notícias