pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Reunião do Eurogrupo e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Num dia que vai ser marcado pelo encerramento de algumas das principais praças mundiais e pelo arranque de um megaevento de inteligência artificial, por cá será a reunião do Eurogrupo a centrar as atenções.

newsletter cinco coisas 5coisas
newsletter cinco coisas 5coisas
16 de Fevereiro de 2026 às 06:45
Reunião do Eurogrupo

A reunião do grupo informal que junta os ministros das Finanças dos Estados-Membros da Zona Euro vai debater o projeto de recomendação do Conselho Europeu sobre a política económica da área do euro para 2026. Será ainda feito um ponto de situação sobre o estado do euro e eventuais ações políticas para reforçar o papel internacional da moeda única europeia. Segundo a informação disponível, o Eurogrupo deverá ainda reconduzir Tuomas Saarenheimo no cargo de presidente para um quarto mandato de dois anos, com início em 1 de abril de 2026. Christine Lagarde, presidente do BCE e que , também marcará presença.

Mercados a meio gás

A sessão bolsista desta segunda-feira fica marcada pelo encerramento de algumas das mais importantes praças a nível global. Nos EUA, as principais praças norte-americanas vão estar encerradas por ser o feriado do Dia dos Presidentes. Também os mercados da Argentina e do Brasil estão encerrados durante dois dias, devido às celebrações do Carnaval. Na China, os mercados encerraram já esta segunda-feira e até ao final da semana, para a celebração do Ano Novo Chinês – a exceção é Hong Kong, que nesta segunda-feira ainda negociou meio dia. Também na Coreia do Sul existe um feriado de ano novo e não houve por isso negociação nos índices Seoul e KOSDAQ.

Foco na Europa

Esta segunda-feira, o Eurostat revela os índices da produção industrial dos países da Zona Euro relativos a dezembro. Fora da UE, a Suíça revela a primeira estimativa para o PIB do último trimestre do ano, podendo refletir alguma recuperação face ao impacto das tarifas aplicadas pelos EUA. Esta segunda-feira serão ainda conhecidos os dados da inflação na Roménia e Eslováquia. Ainda no Velho Continente, a Alemanha realiza um leilão de dívida a 12 meses, enquanto França faz emissões de dívida a três, seis e 12 meses.

Gurus da IA na Índia

Numa fase em que existem receios da existência de uma (IA), o que tem levado a , as atenções dos investidores viram-se para a Índia. A partir desta segunda-feira e ao longo da semana alguns dos nomes grandes da indústria – e cujos comentários servem de referência para o setor – juntam-se no Impact AI Summit 2026, que se realiza em Nova Deli. Sam Altman (CEO da OpenAI), Demis Hassabis (CEO da Google DeepMind), Jensen Huang (CEO da Nvidia), Dario Amodei (CEO da Anthropic), Alexandr Wang (líder de IA na Meta), Arthur Mensch (CEO Mistral AI) são alguns dos nomes confirmados. De Portugal irá o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, bem como uma missão empresarial portuguesa promovida pela AICEP.

Prossegue a época de resultados

Esta segunda-feira as atenções na apresentação de resultados vão estar centradas na mineradora australiana BHP, na gestora de ativos canadiana Fairfax Financial e na também canadiana Constellation Software, e ainda na produtora japonesa de pneus Bridgestone.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio