Gestores do Porto tomam SGOIC do Banco Carregosa com ativos de 350 milhões
Fundada há cinco anos, no Porto, a Carregosa SGOIC (Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo), até aqui detida maioritariamente pelo Banco Carregosa, foi alvo de um processo de Management Buy Out (MBO).
Torna-se agora uma entidade independente, passando a atuar sob a denominação Legatum Gest, que tem atualmente mais de 350 milhões de ativos sob gestão, distribuídos por 15 organismos de investimento alternativo imobiliário.
PUB
“Com esta operação, a atual administração executiva passa a deter a maioria do capital da SGOIC, reforçando a autonomia da sociedade e a sua capacidade de desenvolvimento”, realça a Legatum Gest, num comunicado em que sublinha que “os acionistas de referência do Banco Carregosa, que impulsionaram a criação da sociedade gestora, permanecem no capital social com uma posição reforçada, garantindo a continuidade e a ligação à sua origem”.
Inspirada na raiz latina “legatum” (legado), a nova identidade corporativa “expressa a missão da sociedade em preservar e, sobretudo, reforçar os valores que sempre a caracterizaram – tradição, confiança, fiabilidade e segurança – legados colocados ao serviço dos clientes e investidores”, explica.
“A independência da nossa sociedade representa um passo natural no percurso iniciado há quase cinco anos. Desde a fundação, a sociedade foi ganhando vida própria e um dinamismo independente. A nova estrutura acionista, na qual a atual gestão passa a deter uma posição maioritária e assume convictamente a identidade Legatum Gest, abre horizontes promissores, permitindo aproveitar novas oportunidades de crescimento e diversificação, sempre com o foco na criação de valor e de legados para os nossos clientes e investidores”, afirma José Miguel Marques, presidente do conselho de administração.
PUB
“Executive Master in Management and Banking” na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, sendo licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, José Miguel Marques é “Chartered Financial Analyst” (CFA) desde 2018, tendo em 2023 concluído uma pós-graduação em Direito Imobiliário pela Universidade Católica.
Iniciou a sua carreira no Banco Espírito Santo em 2005, instituição onde se manteve até 2013. Nesse ano, ingressou no Banco L.J. Carregosa desempenhando as funções de “private banker”, tendo mais tarde vindo a assumir o cargo de diretor de assessoria patrimonial.
Fundador e presidente da SGOIC alvo de MBO, com os pelouros administrativo e financeiro de risco, continua a liderar a sociedade gestora, agora sob a denominação Legatum Gest.
PUB
“A independência agora alcançada permite à sociedade alargar a sua ambição, consolidar a reputação construída e aprofundar relações com novos parceiros, acelerando a sua expansão no mercado da gestão de ativos, sem perda das credenciais que sustentam o reconhecimento de que já beneficia”, remata a Legatum Gest.
(Notícia atualizada às 10:12)
Mais lidas
O Negócios recomenda