Poupanças paradas nos depósitos atingem novo recorde de 197,8 mil milhões de euros

O stock de depósitos de particulares cresceu 4,9%. Apesar desta evolução, os depósitos de particulares desaceleraram pelo nono mês consecutivo.
Miguel Baltazar
Leonor Mateus Ferreira 28 de Agosto de 2025 às 11:15

As poupanças das famílias guardadas nos bancos voltaram a renovar máximos de sempre. No final de julho de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 197,8 mil milhões de euros, mais 1.975 milhões de euros do que em junho, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Relativamente a julho de 2024, o "stock" de depósitos de particulares cresceu 4,9%. Apesar desta evolução, o Banco de Portugal sublinha que os depósitos de particulares desaceleraram pelo nono mês consecutivo. Em junho, a taxa de variação anual tinha sido de 5,2%.

PUB

O crescimento, no mês passado, "resultou do aumento, de 1.697 milhões de euros, das responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem) e do aumento, de 278 milhões de euros, dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso)", refere o relatório do supervisor.

Já no que diz respeito às empresas, o "stock" de depósitos nos bancos residentes totalizava, no final de julho, 70,6 mil milhões de euros, mais 253 milhões de euros do que no final de junho de 2025. A taxa de crescimento anual foi de 10,5%, superando a registada em junho (6,7%).

PUB

(Notícia atualizada às 11:25)

Saber mais sobre...
Saber mais Família Juros Banco de Portugal
Pub
Pub
Pub