pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Seguros, IRS, menos-valias. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas

O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.

consultorio doutor finanças
consultorio doutor finanças
Negócios 16 de Novembro de 2024 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • ...
14.11.2024

Seguros

| Filipe Rodrigues

Tenho um de cujus falecido que estava num processo de ressarcimento numa seguradora, por embate (que não foi a causa da morte). Sou sucessor neste processo da seguradora?

Estas questões dependem sempre de dois fatores: da habilitação de herdeiros e do que está contratualizado com a seguradora. O que se recomenda é que, depois de haver a habilitação de herdeiros, estes últimos contactem a seguradora para que possam ver o contrato e perceber o que consta no mesmo.

14.11.2024

IRS

| Ana Rios

Sou casada e tive um filho em 2022 e nesse ano recebi o reembolso de IRS mais elevado do que era habitual. Este ano, o reembolso do meu IRS referente aos rendimentos de 2023, foi inferior em 1.100 euros, apesar de não ter alterado situação laboral ou agregado familiar. Isto é normal? Como posso confirmar a razão para esta diferença?

No ano em que foi mãe esteve uns meses a receber licença de maternidade, uma prestação social que não desconta para o IRS e que não tem de ser declarada aquando da entrega da declaração. Já em 2023, tendo regressado ao mercado de trabalho, o rendimento do agregado familiar declarado voltou a aumentar. Esta diferença estará por detrás do aumento e diminuição do reembolso de IRS nos dois anos.

14.11.2024

Menos-valias

| Rodrigo Pereira

Quando temos menos-valias das ações a AT, nos próximos cinco anos, deixa compensar estas perdas. Não são tributadas mais-valias no valor até ao valor das perdas. O mesmo é válido no caso de mais-valias com criptomoedas? As mais-valias com criptomoedas não são tributadas se houve perdas com ações?

Sim, os investimentos em criptomoedas têm a mesma lógica, o que significa que, ao englobar os rendimentos, pode beneficiar de menos-valias passadas.

As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.

A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.

Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio