Venezuela retirou oito toneladas de ouro do banco central na semana passada
Na semana passada saíram dos cofres do banco central da Venezuela pelo menos oito toneladas de ouro, avançaram à Reuters três fontes governamentais e um deputado da oposição.
PUB
Tratou-se, assim de mais um sinal do desespero do presidente Nicolás Maduro para obter dinheiro num contexto de aperto de sanções à Venezuela, sublinha a agência noticiosa.
PUB
O metal precioso foi transportado em veículos governamentais entre quarta e sexta-feira da semana passada, afirmou o deputado Angel Alvarado. "O plano era vendê-lo ao estrangeiro, de forma ilegal", acrescentou o membro da Comissão de Finanças do parlamento venezuelano.
PUB
O banco central não quis comentar estas declarações.
PUB
Nem Alvarado nem as três fontes do governo – que pediram o anonimato – disseram para onde é que o banco central enviou o ouro, mas sublinharam que a operação teve lugar quando o presidente da autoridade monetária do país estava fora em viagem de trabalho.
PUB
No ano passado foram transferidas 23 toneladas de ouro minerado em estado de Caracas para Istambul, de avião, segundo algumas fontes e os dados do governo turco.
O banco central venezuelano tinha comprado parte deste ouro proveniente de jazidas auríferas no sul do país, tendo-o exportado para a Turquia e para outros países de modo a financiar a compra de bens alimentares essenciais – atendendo à escassez de alimentos –, segundo os testemunhos de mais de 30 pessoas conhecedoras destas transações.
PUB
Além disso, no ano passado foram ainda retiradas dos cofres do banco central 20 toneladas de ouro monetário, deixando a autoridade monetária com 140 toneladas – o mais baixo nível em 75 anos.
Saber mais sobre...
Saber mais Venezuela Nicolás Maduro Angel Alvarado Istambul Turquia política CaracasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda